Detalhe

Fies 2022: notas do Enem 2021 poderão ser usadas como critério

04/01/2022 | Por: Metrópoles | 9052

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que pretendem ingressar no ensino superior neste ano poderão disputar uma vaga no primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesse ano, as últimas provas do Enem estão marcadas para serem aplicadas nos próximos domingos (9 e 16 de janeiro), para aqueles que tiveram isenção deferida na edição anterior mas não compareceram por medo da Covid-19, bem como estudantes que apresentaram doenças infectocontagiosas ou tiveram problemas logísticos no período de aplicação da primeira leva de provas. O exame também será aplicado para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL). A justificativa para não utilização das notas neste primeiro semestre é que o resultado só será divulgado em fevereiro.

Para se candidatar no Fies, o estudante precisa ter a nota do Enem com pontuação igual ou acima de 450 pontos na prova e nota diferente de zero na redação, e a renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Embora o Enem 2021 ainda esteja em processo de aplicação, interessados em começar uma graduação pelo Fies podem usar a nota de alguma das edições do exame a partir de 2010, segundo explica o MEC.

Ampliação de vagas
Em 2022, o Fies vai ofertar 110.925 vagas, segundo o MEC. Desse total, 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre. Já as 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre. O aporte é de R$ 500 milhões no Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), provenientes do orçamento do MEC.

O Fies é um programa do governo federal muito procurado por facilitar o financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

 


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA ME Nº 694, DE 26 DE JANEIRO DE 2022

Autoriza a integralização de cotas pela União, em moeda corrente, no Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil - FG-Fies.


EDITAL SESU Nº 4, DE 18 DE JANEIRO DE 2022

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2022.


RESOLUÇÃO FNDE Nº 48, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o Plano Trienal e o quantitativo de vagas dos contratos de financiamento no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Notícias

Sonho do diploma vira pesadelo para jovens endividados com o Fies

Há 1,2 milhão de estudantes que entraram no programa até o 2.º semestre de 2017 e estão com dívida atrasada há mais de 90 dias

Resultados do Enem 2021 serão divulgados em 11/2

Participante poderá conferir seu desempenho no exame por meio da Página do Participante. Notas do Enem podem ser usadas em programas do Ministério da Educação (MEC)

Sisu, Prouni e Fies: MEC divulga datas para inscrições em processos seletivos de 2022

Em fevereiro serão abertas as inscrições do Sisu e Prouni e, em março, do Fies

Novas regras para refinanciar Fies têm desconto de até 92%

Benefício vale para quem aderiu ao programa até 2017

Governo prepara anistia de até 92% para devedores do Fies

No último dia 8, o ex-presidente Lula defendeu anistiar dívidas do Fies e retomar política de reajuste real do salário mínimo