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Matrículas na educação superior particular subiram 35% no 1º semestre, diz associação

24/05/2022 | Por: Valor Econômico | 3423

O número de matrículas na educação superior particular no primeiro semestre de 2022 aumentou 35% na comparação com igual período do ano passado, para 23,7 mil novos alunos. Os dados foram divulgados pela pesquisa “Observatório da Educação Superior: o que atraem mais os estudantes”, realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Segundo o levantamento, os cursos semipresenciais e híbridos tiveram o maior avanço, com salto de 43% no número de novos ingressantes em comparação com mesmo período do ano passado, para 1,8 mil alunos.

O levantamento aponta que os investimentos em tecnologia e novas abordagem de ensino-aprendizagem são legados da pandemia que impulsionou o hibridismo no setor. “A pesquisa mostra que os dois anos da pandemia mudaram a cabeça dos estudantes a respeito da oferta de EAD. O interesse deles pelas graduações não presenciais quase dobrou. Continuamos percebendo que os cursos a distância vão continuar crescendo mais rápido do que os tradicionais”, explicou o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier.

Niskier destacou que o interesse inicial do aluno pelo modelo EAD vem de questão financeira — já que o ticket médio dos custos presenciais são maiores. O desafio do setor, entretanto, é lidar com a maior evasão desse aluno. “O aluno para persistir no EAD ele tem de ter muita resiliência. É um grande desafio para as instituições reduzir essa evasão criar ambientes cada vez mais engajantes. Esse é um espaço de inovação tecnológica com ferramentas de aprendizagem para personalizar a experiência do aluno”, defendeu. “A experiência do EAD pode ser satisfatória como aprendizado para além da adequação de preço que leva o aluno a experimentar o formato em um primeiro momento”, defendeu.

Considerando apenas a modalidade EAD, o setor apresentou alta de 22% no número de matrículas, para 5,6 mil alunos. Já o presencial saltou 39%, para 16,3 mil. Niskier explicou que o menor salto em EAD veio diante da uma base muito forte do segmento no ano passado.

Daniel Infante, da Educa Insights, explicou que o desempenho do primeiro semestre deste ano levou o setor pela primeira vez a níveis próximos do que foi o pré-pandemia no lado presencial, enquanto o EAD manteve o ritmo de forte crescimento mesmo nos períodos de distanciamento social. Há, entretanto, desafios na comparação mais precisa com o pré-pandemia já que o levantamento começou a ser feito em 2020.


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Documentos

Documento: Otimização de oferta - o que querem os estudantes?

Data: 24/05/2022

Autor: Daniel Infante | Educa Insights

Descrição:

Apresentação realizada por Daniel Infante, sócio diretor da Educa Insights, durante o seminário virtual "Aprimoramento da oferta - o que querem os estudantes", realizado em 24 de maio de 2022, pelo YouTube rede/ABMES.

 

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Seminários ABMES | Aprimoramento da oferta - o que querem os estudantes

Após a transformação digital acelerada pela pandemia da Covid-19 nas instituições de educação superior de todo o país, a ABMES, em parceria com a Educa Insights, apresenta os resultados de uma pesquisa inédita sobre o formato que alunos dos principais cursos do ensino superior preferem estudar. Conheça esses dados no Seminário "Aprimoramento da oferta - o que querem os estudantes".

 

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