Detalhe

P.PORTO assina acordo de cooperação em visita da ABMES

27/10/2022 | Por: P. Porto | 1679

O Politécnico do Porto recebeu esta quinta-feira, dia 27 de outubro, uma delegação internacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Entre outros tópicos de agenda, a visita foi aproveitada para a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas instituições. Este acordo tem por objetivo facilitar a aproximação entre as instituições associadas da ABMES e o P.PORTO. O documento, assinado pela manhã na Sala de Atos dos Serviços da Presidência, servirá de guarda-chuva comum, prevendo que as IES possam, individualmente, criar termos adicionais para responder a interesses e necessidades mais específicos.

Esta visita aconteceu inserida na quarta delegação ABMES Internacional - Portugal Experience, que decorre de 25 de outubro a 5 de novembro e que inclui ainda uma reunião com os presidentes dos institutos politécnicos portugueses organizada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses (CCISP); visitas à Universidade Lusófona, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade Lusíada, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa; uma recepção na residência oficial do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; e presença na Web Summit 2022.

Esta missão envolve mais de 40 participantes, entre reitores e outros dirigentes institucionais. O Politécnico do Porto foi identificado como uma das instituições de referência a serem visitadas, sobretudo pelo conhecimento que a ABMES tem de projetos de inovação pedagógica, alguns dos quais com forte presença no Brasil, como o projeto LAPASSION.

Havia ainda o interesse em conhecer experiências ao nível do empreendedorismo e da formação executiva, interesse consubstanciado através do seminário Inovação Pedagógica & Empreendedorismo.

Representaram o Politécnico do Porto, além do seu Presidente, Paulo Pereira, o Pró-Presidente para a Cooperação e Relações Internacionais, Carlos Ramos, o Vice-Presidente para o Ensino, Inovação e Cultura, António Marques, e os responsáveis pelo programa Poliempreende, Rafael Pedrosa, e pela Porto Executive Academy, Armando Silva.

A ABMES foi fundada em 1982 e representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território brasileiro. Congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um dos seus principais objetivos subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Notícias

Instituições históricas portuguesas recebem Delegação Internacional da ABMES para seminário e acordos de cooperação

Gestores brasileiros almoçaram em um dos principais prédios históricos da cidade de Lisboa

IPC recebe Associação Brasileira de Instituições de Ensino Superior Privadas

A delegação integra 40 dirigentes de instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras

Gestores educacionais brasileiros são recebidos pela universidade mais inovadora da Europa

Os participantes puderam trocar experiências com a Universidade de Aveiro e ainda conhecer o Parque Tecnológico da instituição

Representantes do ensino superior politécnico de Portugal realizam seminários temáticos exclusivos para delegação internacional da ABMES

Encontros aconteceram em Porto, Portugal, durante o segundo dia de atividades da missão técnica da Associação no país

ABMES estabelece acordo de cooperação com maior grupo de ensino superior particular de Portugal

Encontro acadêmico aconteceu nesta quarta-feira, 26/10, em Porto, Portugal, durante a 4ª Delegação Internacional ABMES

ABMES organiza missão de cooperação no ensino superior com Portugal

O grupo irá vivenciar uma verdadeira imersão acadêmica em projetos inovadores desenvolvidos pelas universidades portuguesas

ABMES prepara-se para levar gestores educacionais brasileiros para Portugal

Durante a visita, os participantes irão vivenciar a realidade portuguesa no que se refere à educação, à cultura e às possibilidades de cooperação internacional, além de conhecer melhor o país