Uma delegação de reitores universitários do Brasil, liderada pelo presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sr. José Janguiê Bezerra Diniz, visitou a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia (SPBUME). A delegação brasileira também incluiu membros do parlamento da República Federal do Brasil e jornalistas.
Esta é a primeira visita de uma delegação com tanto peso à Rússia. O Brasil é um país membro dos BRICS, então o encontro com a comunidade universitária deste Estado tem um caráter ressonante. Com o objetivo de conhecer o sistema de educação russa, estabelecer contatos comerciais e desenvolvimento de cooperação entre as universidades dos dois países, a delegação visitou os dois maiores centros educacionais de nosso país - Moscou e São Petersburgo. Na capital, foram realizados eventos conjuntos com representantes da Duma do Estado e do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa, encontros nas principais universidades: MSU, SkolTech, RUDN, NES, RosNou, MUM etc.
As perspectivas da educação russa e brasileira, incluindo o ensino privado, suas semelhanças e diferenças, oportunidades de cooperação entre os dois países nesta área, ferramentas para monitorar e projetar a qualidade da educação em instituições de ensino superior para aumentar sua competitividade foram discutidas na Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia. A reunião contou com a presença de representantes de instituições científicas, universidades de São Petersburgo e da Associação de Institutos Não Governamentais de Ensino Superior da Rússia, liderados pelo presidente da ANVUZ, V. Zernov.
O discurso de boas-vindas foi feito pelo reitor de SPBUME, que expressou a esperança de que a reunião não seja apenas lembrada por uma comunicação interessante, mas também traga resultados práticos.
O Sr. José Janguiê Bezerra Diniz falou sobre as atividades da Associação e do estado da educação superior brasileira. “Em 1996, um programa de apoio a universidades privadas foi aprovado no Brasil, graças ao qual foram abertas mais de 2.000 novas instituições educacionais”, disse o presidente da Associação. “Agora, mais de 70% dos alunos brasileiros estudam em universidades privadas, que representam 80% das instituições do país. As áreas mais populares de formação são Direito, Administração, Engenharia Civil. Também são populares os cursos de Medicina, Pedagogia e RH”.
Na reunião foi feita uma apresentação da Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia. O chefe do departamento internacional, K.A. Nagornaya, compartilhou sua experiência na implementação de projetos internacionais. Os visitantes da América do Sul também estavam interessados na experiência da universidade no ensino a distância e na presença de instituições parceiras no Brasil.
O lado brasileiro apresentou duas de suas universidades: Focca e UNA, detalhando suas atividades.
A reunião resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade de São Petersburgo de Tecnologias de Gestão e Economia e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que envolve o estabelecimento de contatos diretos com as universidades brasileiras.
O presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, o Sr. José Janguiê Bezerra Diniz, recebeu a condecoração da Ordem ao Mérito em 2º Grau.
Também foi realizada uma excursão pela universidade, onde foram apresentados mais detalhes sobre a história da instituição com os quais os visitantes puderam se familiarizar ao visitar o museu da universidade.
Documento: Memorando de Entendimento entre a ABMES e a ANVUZ
Data: 12/09/2017
Autor: ABMES
Descrição: O documento foi assinado durante a 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience
Documento: Memorando de Entendimento entre a ABMES e a UMTE
Data: 12/09/2017
Autor: ABMES
Descrição: O documento foi assinado durante a 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience
A ABMES recebeu a visita de delegação da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) com o objetivo de firmar termo de cooperação que abre as portas para associados da ABMES desenvolverem projetos de internacionalização com a instituição russa.
A iniciativa é fruto da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience. Confira como foi o encontro no vídeo.
Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017
O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES
Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro
O diretor do campus, Sergey Kadochnikov, e coordenadores de diversos cursos receberam a diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
A assinatura encerrou a programação em 7 de setembro, o quarto dia de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Rússia Experience
A reunião contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil em Moscou e da National Training Foundation
O gesto ocorreu no dia 7 de setembro, o quarto da agenda de visitas da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience
O primeiro dia do encontro com reitores de universidades privadas dos dois países foi realizado na Universidade Internacional de Moscou
A visita foi organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)