Detalhe

Gestores educacionais brasileiros são recebidos pela universidade mais inovadora da Europa

28/10/2022 | Por: ABMES | 2508

Um seminário temático promovido pela Universidade considerada a mais inovadora de Portugal, a Universidade de Aveiro (UA), abriu os trabalhos desta sexta-feira (28/10) da 4ª Delegação Internacional da ABMES. 

Os gestores brasileiros foram recebidos por João Veloso, vice-reitor da Universidade de Aveiro, que falou sobre os principais projetos desenvolvidos pela instituição na área de inovação e também soluções desenvolvidas para as necessidades das empresas e da sociedade. 

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, apresentou os dados do ensino superior brasileiro, ressaltando o crescimento do setor particular especialmente na área de pós-graduação. "Hoje, apenas 20% da pós-graduação no Brasil é ofertada por instituições privadas, mas é um setor que vem crescendo com os programas stricto sensu, os chamados 'profissionais', e nossa busca por essa expansão é um dos grandes motivos que nos trouxeram à Universidade de Aveiro", explicou Niskier. 

Conexão com a indústria
Para Sidinei Rossi?, gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, o que mais chamou atenção no encontro foi a forma como a Universidade de Aveiro ouve as demandas das indústrias para criar soluções e trabalhar no desenvolvimento de profissionais alinhados a isso. 

"O grupo que faço parte representa a indústria, no meu caso do Paraná, e nós temos quatro faculdades com um vínculo direto com a indústria. Elas não foram criadas para ter um grande número de alunos, mas para entregar profissionais com qualidade. Aqui na Universidade de Aveiro eu pude ouvir ideias, validar nossas práticas internacionalmente e, principalmente, aquecer a ideia de levar as oportunidades de intercâmbio para os nossos alunos e professores, assim como o projeto de realizar pesquisas conjuntas entre os nossos profissionais e os deles", afirmou Sidinei. 

Parque de Inovação
Os participantes da missão técnica também puderam conhecer o Parque de Inovação da Universidade de Aveiro. O local abriga diversas startups e projetos, especialmente associados à sustentabilidade e outras áreas de grande impacto na sociedade. 

Altice Labs
Na parte da tarde, a delegação ABMES visitou as instalações do Altice Labs, que desenvolve, há mais de 70 anos, produtos e serviços inovadores para os mercados de telefonia e negócios. 

O Altice Labs promove desenvolvimento tecnológico com a intenção de melhorar a vida das pessoas e contribuir para a melhoria da sociedade. Seu objetivo principal é trabalhar no processo de inovação, transformando conhecimento em vantagem competitiva no mercado.

Portugal Experience
A 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience, que ocorre entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro, foi iniciada em Porto, passou por Aveiro e irá para Coimbra e Lisboa. Durante os treze dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais estão conhecendo as instituições destaques do país que é um polo de inovação mundial.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Notícias

Instituições históricas portuguesas recebem Delegação Internacional da ABMES para seminário e acordos de cooperação

Gestores brasileiros almoçaram em um dos principais prédios históricos da cidade de Lisboa

IPC recebe Associação Brasileira de Instituições de Ensino Superior Privadas

A delegação integra 40 dirigentes de instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras

P.PORTO assina acordo de cooperação em visita da ABMES

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior é a principal entidade representativa da educação superior particular no Brasil

Representantes do ensino superior politécnico de Portugal realizam seminários temáticos exclusivos para delegação internacional da ABMES

Encontros aconteceram em Porto, Portugal, durante o segundo dia de atividades da missão técnica da Associação no país

ABMES estabelece acordo de cooperação com maior grupo de ensino superior particular de Portugal

Encontro acadêmico aconteceu nesta quarta-feira, 26/10, em Porto, Portugal, durante a 4ª Delegação Internacional ABMES

ABMES organiza missão de cooperação no ensino superior com Portugal

O grupo irá vivenciar uma verdadeira imersão acadêmica em projetos inovadores desenvolvidos pelas universidades portuguesas

ABMES prepara-se para levar gestores educacionais brasileiros para Portugal

Durante a visita, os participantes irão vivenciar a realidade portuguesa no que se refere à educação, à cultura e às possibilidades de cooperação internacional, além de conhecer melhor o país