O quarto dia de programação acadêmica da 6ª Delegação ABMES Internacional ficará para a história da Associação, os participantes visitaram uma das principais universidades do mundo: Oxford, na Inglaterra.
O grupo foi recebido por Laurence Whitehead, pesquisador sênior em política no Nuffield College, faculdade de pós-graduação da Universidade de Oxford especializada em ciências sociais e por Naomi Moir, Diretora de Soluções Educacionais da Oxford University Press, principal editora universitária do mundo.
Naomi Moir falou sobre “O futuro das competências da língua inglesa no ensino superior”. Na ocasião, ela contou um pouco da história da Universidade de Oxford e explicou que na instituição são priorizadas três áreas: pessoal, acadêmica e profissional e, em todas elas, os alunos são incentivados a serem cada vez mais autônomos e terem um papel ativo – agentes do seu aprendizado.
Ritchie Mehta, Diretor de Estratégia e Entrega de Crescimento da Universidade de Oxford, falou sobre as principais habilidades para o século XXI. “Sem a capacidade comunicativa, será impossível atuar no ambiente global”, explicou aos participantes do encontro. “70% dos erros surgem na comunicação e é importante superar esses problemas - como desenvolver comunicadores eficazes?”. Segundo Mehta, é preciso pensar nesse assunto considerando três pilares: habilidades linguísticas; fator cultural e falar com confiança, com raciocínio crítico. “São habilidades interpessoais, importantes para que os jovens de hoje sejam bem sucedidos amanhã”, completou.
Por fim, Andrew Nye, Diretor de Avaliação da universidade, explicou que Oxford tem um conjunto de exames de proficiência de língua inglesa, que avaliam níveis que estão relacionados ao marco europeu em comum de proficiência. A instituição fornece uma comprovação para pessoas no mundo inteiro da capacidade linguística em inglês.
Na parte da tarde, o grupo visitou o St. Antony’s College, dentro da Universidade de Oxford. Laurence Whitehead fez um breve relato sobre a educação na América Latina e o pensamento da Oxford. Sobre o uso da Inteligência Artificial, ele destacou que para o uso eficiente das tecnologias digitais, é preciso que os funcionários da universidade e alunos tenham letramento digital, mencionando o relatório do PISA, que mostra que as competências matemáticas dos alunos que saem do ensino secundário são muito baixas e isso precisa ser corrigido no ensino superior.
Quanto às barreiras financeiras, o pesquisador explicou que no Reino Unido o problema é que os alunos acabam tendo dívida com crédito estudantil e nem sempre conseguem pagar.
“Além desses dois desafios – fiscal e digital, a pandemia da Covid-19 também trouxe prejuízos enormes à essa geração e o processo de aprendizagem foi interrompido”.
Laurence falou ainda sobre os estudos na área de saúde em Oxford, especialmente o mais atual, sobre a vacina contra a malária, que em julho de 2024 a ONU anunciou que será a primeira vacina da malária a atender as metas da OMS de atingir mais de 70% de eficácia, no sentido de disseminar a variante mais perigosa da doença. Algumas vacinas custam 10 dólares, mas outras custam menos.
6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience
A 6ª Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience, que ocorre entre os dias 11 a 21 de outubro, foi iniciada em Londres, passando por Oxford e terminará em Liverpool. Durante os dez dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais – estão vivenciando uma verdadeira imersão acadêmica no que de melhor acontece na educação superior em uma região que reúne algumas das melhores e mais antigas universidades do mundo.
Documento: Programação Missão Internacional United Kingdom Experience
Data: 05/04/2024
Autor: ABMES
Download6ª Delegação ABMES Internacional visita UCL e Pearson, destacando inovações e parcerias no Reino Unido
Missão tratou do interesse dos britânicos em parcerias nas áreas de saúde e IA, além dos grandes eventos no Brasil, como COP30 e G20
A diminuição da população economicamente ativa no Reino Unido cria oportunidades para que brasileiros possam estudar e se candidatar as vagas em hospitais britânicos
O presidente da ABMES, Celso Niskier, foi convidado pela pesquisadora Marina Avena Maia para incluir as IES do Brasil no grupo, para que possam contribuir para os projetos de descarbonização que serão propostos
Além de serem recebidos pela Imperial College Business School, o grupo visitou a UUKI - Universities UK International, Associação Internacional das IES do Reino Unido
O grupo comandado pela ABMES conta com 40 representantes do setor de ensino superior particular do Brasil, incluindo líderes institucionais, reitores e representantes acadêmicos