Detalhe

Setor de ensino preenche 66% das vagas do Fies ofertadas para o 1º semestre de 2017

11/04/2017 | Por: Reuters | 1285
Divulgação/ABMES Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

O setor de educação privada preencheu dois terços das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibilizadas para o primeiro semestre de 2017, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Até 11 de abril, o número de alunos matriculados com Fies somava 98.931, o equivalente a 66 por cento das 150 mil vagas abertas para a primeira metade do ano.

Em 2016, o Ministério de Educação (MEC) havia ofertado um total de 325 mil vagas (250 mil vagas no primeiro semestre e 75 mil vagas no segundo), das quais 203.583, ou quase 63 por cento, foram preenchidas.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, afirmou que as regras mais duras de seleção do programa dificultam o preenchimento de todas as vagas, o que por sua vez tende a se refletir nos esforços para a captação de novos alunos.

"Do jeito que (as regras) estão o aluno não consegue atender aos requisitos, então sobram vagas", disse Caldas. "E o Fies contribui com uma parcela significativa da captação de alunos, então é lógico que isso vai se refletir na captação em geral", afirmou, lembrando que o impacto deve variar de uma região para outra.

Segundo Caldas, em face da diminuição do número de vagas do Fies, muitas empresas de educação têm buscado parcerias com instituições financeiras para ampliar as possibilidades de financiamento privado e aumentar a base de alunos.

Procuradas, Estácio Participações e Kroton Educacional, as duas maiores empresas do setor, comunicaram que os números sobre a captação de novos estudantes serão divulgados apenas nos balanços financeiros de primeiro trimestre, previstos para 26 de abril e 12 de maio, respectivamente.

Na semana passada, a Ser Educacional informou ter captado 46,1 mil novos alunos de graduação, sendo 7,5 mil por meio do Fies, nos três primeiros meses de 2017. O número superou em 15,3 por cento as captações de 39,9 mil apurados em igual período de 2016.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2017

Altera a Portaria Normativa MEC nº 25, de 21 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2017.


Notícias

Um retrato do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil

Em entrevista ao programa GloboNews Especial, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, ressaltou a distinção do perfil entre os alunos das instituições públicas e particulares

Com 98,9 mil contratos, Fies tem menor número de matrículas desde 2010

Em entrevista ao Jornal Valor Econômico, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, disse que 2017 registrou o menor volume de contratos firmados pelo Fies desde 2010

Após três meses, 44% dos contratos do Fies ainda não foram renovados

Segundo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estudante têm problemas durante o processo de aditamento por não conhecerem os "procedimentos indicados pelas normas que regem" o programa federal

Fies 2017: prazo para inscrições de não matriculados termina hoje

Prazos para inscrições no programa de Financiamento Estudantil variam conforme situação do estudante

Janguiê Diniz: O papel das instituições de educação superior particulares na engrenagem do Fies

Correio Braziliense | Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre a importância das instituições particulares para o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil