Após meses de muitos preparativos e grande expectativa, a 1ª Delegação ABMES Internacional está de malas prontas rumo à Rússia. O grupo embarca na próxima sexta-feira (1) com destino às cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país.
A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e inclui visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios nos principais pontos turísticos das duas principais cidades russas.
Os temas abordados durante os encontros serão diversos, estruturados de acordo com o perfil de cada instituição. Entre as áreas que serão debatidas estão melhores práticas de ensino, gestão e administração, novas tecnologias, dupla titulação, marketing e finanças.
Por que a Rússia?
A escolha foi resultado da primeira pesquisa sobre internacionalização realizada pela Associação, lançada em março de 2017. Na verdade, a escolha foi fundamentada em uma percepção equivocada que o levantamento revelou. “Os resultados mostraram que as pessoas estavam interessadas em dialogar com os Estados Unidos, nações europeias, latino-americanas ou países de língua portuguesa. Ninguém mencionou a Rússia, o que nos surpreendeu. Constatamos que os países que compõem o Brics não alteraram a visão tradicional de que a Federação Russa sempre foi terra desconhecida, onde preconceitos, especulações políticas, conhecimento histórico limitado e uma série de histórias falsas vêm colaborando para fazer essa cooperação, se não impossível, com certeza difícil”, avalia a consultora de Parceria Internacional da ABMES, Lioudmila Batourina.
O resultado estimulou a aproximação da ABMES com a Anvuz, resultando no estabelecimento das bases para uma cooperação bilateral. A ideia original era organizar um seminário conjunto entre os associados das duas associações, mas a proposta ganhou corpo e fôlego, evoluindo para o que hoje se concretizou como a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience.
Atividades culturais
A Rússia não só é o maior país em área do mundo como possui uma cultura milenar, calcada em acontecimentos que marcaram a história da humanidade. Tudo isso, claro, resultou em uma ampla diversidade cultural, devidamente preservada e admirada. Por isso, a programação da Delegação inclui momentos especialmente dedicados a conhecer as duas cidades visitadas e um pouco do que elas têm a oferecer. Afinal, compreender a cultura local ajuda a compreender como o processo educacional se consolidou naquele país, mas também ajuda no processo de ampliação dos horizontes tanto no que se refere ao aspecto pessoal quanto às parcerias que poderão resultar dessa empreitada.
A jornada rumo à Rússia terá início no dia 1º e vai até 10 de setembro. Para saber mais sobre as atividades e instituições de educação superior que serão visitadas, confira a íntegra da programação.