Detalhe

RUDN convida IES brasileiras para participarem do Erasmus+

12/01/2018 | Por: ABMES | 122
Foto: Freepik

Instituições de educação superior (IES) associadas à ABMES que ofertam cursos de Medicina terão a oportunidade de realizar parceria com a Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), localizada em Moscou, para cursos de mestrado na área de Nanotecnologia em Medicina (NanoMed).

O projeto faz parte do Eramus+, programa da União Europeia de apoio à educação, formação, juventude e esporte, e terá a duração de três anos. Além do Brasil, a RUDN convidará instituições de outros países da Europa e da China para integrar o projeto.

Utilizando o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), o objetivo é criar uma metodologia interdisciplinar para desenvolver e lançar um novo currículo para um programa de estudo conjunto em nanotecnologia médica, a nível de mestrado, que atenda aos requisitos de pesquisa da indústria de saúde. Para isso, o projeto combinará especialistas da área de ciências naturais; biotecnologia e engenharia; ciência dos materiais; e Medicina. 

O prazo para manifestação de interesse encerra em 08 de fevereiro, mas alguns documentos precisam ser providenciados com antecedência para que a IES possa dar entrada no processo.

As instituições interessadas devem entrar em contato o mais breve possível com a consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, pelo e-mail: lioudmila@abmes.org.br.

Erasmus+

O programa Erasmus+ oferece oportunidades de cooperação em educação superior com IES dos países parceiros por meio das ações Mobilidade Internacional de Créditos (International credit mobility); Mestrados Conjuntos; Reforço das Capacidades em Educação Superior; e Jean Monnet.

ABMES e RUDN

A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e a única do mundo que reúne anualmente estudantes de cerca de 150 países. Ela foi uma das instituições visitadas durante a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, em setembro de 2017. No mês seguinte, a Associação recebeu, em sua sede, uma delegação composta por representantes da universidade.

No encontro, foi assinado um termo de cooperação entre as duas entidades. Esse acordo facilita a promoção de parcerias entre os associados da ABMES e a RUDN.


Conteúdo Relacionado

Notícias

RÚSSIA: Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN)

A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia

Representantes de universidade russa visitam o UniCEUB

A visita foi organizada pela ABMES, e, entre as instituições de ensino superior do Distrito Federal (DF), o UniCEUB foi a escolhida para a visita

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados recebe visita de representantes da RUDN

A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e conhecida mundialmente por seu vasto programa de internacionalização

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017

Instituições de educação superior do Brasil assinam convênio com a Universidade Russa da Amizade entre os Povos (RUDN)

O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES

Delegação da ABMES à Rússia estabelece um novo marco histórico

Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro