Detalhe

Universidades e associações ainda analisam retorno de aulas presenciais

08/12/2020 | Por: Metrópoles | 2974
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na noite dessa segunda-feira (7/12) o retorno das aulas presenciais nas universidades federais para o dia 1º de março do próximo ano.

A Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) avalia como positivas as mudanças feitas pelo ministro, pois trazem “mais clareza, mais flexibilidade e mais autonomia para as instituições planejarem a volta às aulas”.

Para o diretor-presidente da Abmes, Celso Niskier, “as instituições agora têm um horizonte mais realista para organizar a volta às aulas presenciais, cumprindo os protocolos de biossegurança e garantindo o retorno seguro e gradual, de acordo com as normas das autoridades locais”.

Edward Madureira, presidente da Andifes, entidade que representa os reitores das universidades federais, afirmou que a prorrogação das aulas remotas permite que as universidades adequassem os calendários e orçamentos para a reabertura das salas de aulas.

“Todos nós somos unânimes em dizer que queremos voltar às aulas presenciais, desde que garantida a segurança”, afirmou. “Mas existem questões: não posso colocar 40 alunos dentro de uma sala de aula, precisa ser 15 (cerca de 30%). Isso vai triplicar os custos com professores, limpeza”, estima

Um dia após a publicação da portaria, reitores e Milton Ribeiro se reuniram para definir a volta às aulas presenciais nas instituições de ensino superior federais.

Em nota, a Universidade Federal da Bahia reafirmou “que não colocará em risco a vida de sua comunidade, nem deixará de cumprir, com autonomia, sua missão própria de ensino, pesquisa e extensão.”

A Universidade de Brasília, também em nota, disse que ainda avalia o conteúdo da portaria n. 1038. “A UnB possui um Plano de Retomada das Atividades, que prevê retorno gradual, escalonado e seguro, com base na avaliação do cenário epidemiológico do DF e do Brasil”, afirmou.

“Os conselheiros farão nova avaliação do cenário epidemiológico na semana de 10 a 16 de janeiro, para verificar a possibilidade de realização de algumas atividades em modo presencial”, escreveu.


Conteúdo Relacionado

Notícias

MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021

Ministro homologou parecer do Conselho Nacional de Educação

Escolas recebem aval para manter o ensino remoto no ano que vem

Parecer homologado pelo MEC permite atividades a distância em instituições de todas as redes até o fim de 2021. Aula presencial depende das cidades

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia

Depois de recusa inicial, ministro Milton Ribeiro voltou atrás e acabou homologando resolução do conselho que permite que as escolas deem aulas online também em 2021

Após nova portaria do MEC, Ufes diz que retorno das atividades presenciais será "gradual e seguro"

MEC estabeleceu que as instituições de ensino superior deverão retomar as aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da Covid-19.

Após críticas, MEC recua e adia para março volta das aulas presencias nas universidade

Sem ouvir dirigentes das instituições, ministro Milton Ribeiro queria retorno das atividades para o dia 4 de janeiro

MEC anuncia nova data para retorno das aulas no Ensino Superior

MEC voltou atrás e estabeleceu retorno das aulas presenciais a partir de 1º de março para instituições de ensino superior públicas e privadas. A nova portaria ainda determina que o ensino remoto integral só deve ser adotado quando governos locais suspenderem as aulas presenciais ou quando houver risco para alunos e professores.

Ministério da Educação adia para 1° de março a retomada das aulas presenciais nas universidades federais

Nova portaria foi publicada nesta segunda-feira (07/12) e define adia retorno de janeiro para março nas instituições de ensino superior

MEC muda previsão e adia volta às aulas presenciais em universidades para 1º de março

Portaria anterior previa retorno em 4 de janeiro. Substituição de atividades por meios digitais ocorrerá até 28 de fevereiro - mas, dependendo da situação sanitária, prazo poderá ser modificado pelo gestor local.