Detalhe

Polos de EAD quase dobram após nova regra do MEC

30/01/2018 | Por: Estadão | 6419
Max Pixel

O segundo semestre de 2017 pode ser considerado excepcionalmente bom para a educação a distância. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, após a última resolução sobre a modalidade (confira na página 15), publicada em junho do ano passado, o número de polos cadastrados cresceu cerca de 85%: passou de 7,1 mil para 13,2 mil. 

A mudança foi considerada por especialistas em educação a distância como um avanço, mas com ressalvas. A principal preocupação é o nível oferecido pelos novos polos. 

“A expectativa que temos é de que esse crescimento não seja simplesmente expansionista, mas busque efetivamente uma ampliação para atender à demanda de educação”, afirma o diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Stavros Xanthopoylos.

Equilíbrio

Ele afirmou ter considerado as mudanças propostas pelo MEC positivas e disse achar natural, em um primeiro momento, que haja queda na qualidade dos cursos, mas que isso deve se estabilizar em breve. Segundo ele, com a defasagem da modalidade no País, o número de polos deve crescer ainda mais e o próprio mercado, com o tempo, vai regular os cursos em termos de qualidade educacional. 

“O problema é tão complicado no EAD quanto no presencial no que diz respeito à qualidade do curso. A diferença é que no EAD isso fica patente. Nunca teve como o MEC fazer o controle de todos os cursos pelo País. O MEC até hoje trabalhava com a ideia de inspeção total, quando não tinha como fazer. Se você tem um produto que está sendo bem entregue em uma instituição que garante qualidade, por que você precisaria se preocupar com esse cara?”

O Ministério da Educação, responsável por proporcionar condições para o “boom” recente da educação a distância, demonstra estar atento aos movimentos das instituições que criaram esses novos polos de educação a distância. 
Segundo o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori, a ideia era justamente ter um crescimento dos polos de educação a distância pelo País. “O objetivo era democratizar os polos EAD, que anteriormente, por causa da legislação, estavam concentrados em poucos Estados”, diz.

O secretario ainda justificou o crescimento citando uma melhora na análise processual do setor responsável pela área no MEC, melhorando o tempo de resposta às solicitações de credenciamento e a possibilidade de universidades quererem ou não ampliar sua presença em polos. “A fiscalização será intensificada com o Programa Nacional de Supervisão, que será lançado neste ano, e com ações corriqueiras que a secretaria empreende”, afirma, sobre a qualidade dos cursos. 

Cidades menores

Um dos beneficiados com o crescimento foi Matheus de Souza Torres, de 20 anos. Prestando serviço militar na Marinha, ele tinha o sonho de cursar Geografia. Se aventurou na Engenharia para buscar um salário maior, mas não gostou. Quando decidiu seguir o desejo, a rotina do quartel atrapalhava.

Outro problema era que na sua cidade, a pequena Araruama (distante cerca de 120 quilômetros ao norte do Rio de Janeiro) não tinha nenhuma universidade que oferecesse Geografia como opção. Quando soube que a Estácio estava lançando no segundo semestre do ano passado o curso a distância de Geografia, decidiu arriscar e diz ter se surpreendido com as aulas.
“Há muitas pessoas como eu que têm uma rotina complicada e não conseguem fazer o curso que pretendem. Dou a maior força para que o leque da educação a distância abra cada vez mais”, diz o aluno.

As menores cidades foram especialmente beneficiadas com a resolução do MEC que permitiu o crescimento dos polos de EAD. Dados do site Quero Bolsa mostram que, enquanto nas capitais as ofertas por bolsas de estudo no primeiro semestre de 2018 na região metropolitana de São Paulo caíram 18% (367 mil, ante 447 mil), no interior - motivadas especialmente pelo crescimento da educação a distância -, segundo o estudo, tiveram aumento de 97 mil (no ano passado) para 697 mil em 2018. 

“A Estácio já tinha uma presença muito forte nas capitais. Vimos de maneira geral como muito satisfatório esse movimento. Antes era uma relação demorada, de difícil autorização por parte do ministério”, afirma Flavio Murilo de Gouvêa, diretor acadêmico de EAD da Estácio. “Ao menos aqui, o aluno de EAD já tem desempenho superior ao do presencial. É o futuro”, diz.

 


Conteúdo Relacionado

Documentos

Vídeos

Novo marco regulatório da educação superior - educação a distância

Entenda mais sobre a Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017, que estabeleceu normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

ABMES Regional | BH - Sólon Caldas

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, fala sobre o evento ABMES Regional - BH | Decreto 9.235 e novos instrumentos de avaliação - o que muda na educação superior?

ABMES Regional | BH - Henrique Sartori

Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), fala sobre sua participação no evento ABMES Regional - BH | Decreto 9.235 e novos instrumentos de avaliação - o que muda na educação superior?

ABMES Regional | BH - Iara Xavier

Iara Xavier, Conselheira do CC-Pares, fala sobre sua participação no evento ABMES Regional - BH | Decreto 9.235 e novos instrumentos de avaliação - o que muda na educação superior?

Legislação

PARECER CES-CNE Nº 128, DE 07 DE MARÇO DE 2018

Consulta sobre credenciamento em caráter provisório para oferta de cursos superiores na modalidade a distância.


RESOLUÇÃO MS/CNS Nº 569, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre os cursos da modalidade educação a distância na área da saúde.


REPUBLICADA PORTARIA NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE JUNHO DE 2017

Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.


DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


PORTARIA SERES Nº 347, DE 24 DE ABRIL DE 2017

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) poderá expedir atos autorizativos em caráter provisório, para credenciamento de polos de apoio presencial, em processos de aditamento ao ato de credenciamento EAD. 


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre os procedimentos do fluxo dos processos de regulação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD.


PORTARIA INEP Nº 224, DE 28 DE JUNHO DE 2012

Designar os seguintes docentes para composição da Comissão de Revisão dos Instrumentos de Avaliação Institucional, presencial e EAD, e de Pólo de apoio presencial na Modalidade a Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - SINAES:


PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011

Fixa critérios para a revalidação de diplomas concedidos por instituições estrangeiros, nos casos específicos de cursos oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD).


Notícias

Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar educação presencial no Brasil

Pesquisa também revela que "presencialidade" das aulas práticas praticamente extingue a resistência à EAD

Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar educação presencial no Brasil

Pesquisa também revela que “presencialidade” das aulas práticas praticamente extingue a resistência à EAD

Os reflexos da crise nas faculdades particulares

Correio Braziliense: "Os alunos são um público cada vez mais exigente que não aceitará pagar para não ter algo satisfatório", observa Solon Caldas

Cortes reduzem em 80% número de alunos beneficiados pelo Fies

Correio do Estado: A redução ocorreu depois de mudanças no programa, iniciadas em 2015 e que endureceram as regras para liberação do financiamento; o cenário deve piorar

Estudantes de carreiras clássicas, com até 25 anos, predominam na graduação presencial

O estudo Educação superior em Minas Gerais: contexto e perspectivas, mostra que engenharia e TI são as áreas que mais absorvem alunos

Ensino a distância dribla a crise, ganha prestígio e cresce 11% em Minas

Números estão no estudo Educação superior em Minas Gerais: contexto e perspectivas, feito pela ABMES em parceria com a Educa Insights. O levantamento usou dados do Censo da Educação Superior, feito anualmente pelo Inep, e do Enade com o objetivo de fazer um diagnóstico da educação superior no estado

EAD impulsiona educação superior em Minas Gerais

Modalidade registrou crescimento quatro vezes superior ao verificado para graduações presenciais em instituições particulares de ensino

O EAD nas graduações de saúde

Ensino Superior a distância tem crescido e pode ser um forte instrumento para o desenvolvimento do país

Preconceito cai e capacitação online avança

Falta de tempo e comodidade são alguns dos fatores pelos quais profissionais de carreira ou autônomos optam por estudar em casa

Projeto pede suspensão de portaria que regulamenta cursos a distância

O Projeto de Decreto Legislativo 733/17 foi apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)

Imagem do ensino a distância melhora

O tempo cada vez mais escasso e a sofisticação das escolas ajudam a moldar uma nova imagem para o ensino on-line

Associação e Sinep/MG fecham parceria para mais um ABMES Regional

Primeiro encontro de 2018 será realizado no mês de março em Belo Horizonte/MG

Relator defende limites ao ensino a distância na área de saúde

O texto de Átila Lira fixa, nas diretrizes curriculares nacionais, o limite para o ensino de saúde a distância

Presidente sanciona lei que cria Dia Nacional do Ensino a Distância

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 15

Educação a distância divide profissionais da área da saúde, estudantes e parlamentares

Relator do projeto de lei que trata da educação a distância para os cursos da saúde busca consenso para votar o projeto

MEC libera polos de educação a distância

Valor Econômico: Segundo Sólon Caldas não haverá uma abertura desenfreada de polos. As instituições vão analisar a viabilidade e demanda devido ao cenário econômico atual

Governo afrouxa regras para ensino a distância; entenda mudanças

Zero Hora: Instituições de Ensino Superior terão autonomia para abrir novos polos

Coluna

Educação Superior Comentada | A ampliação da possibilidade de oferta de carga horária em EAD nos cursos presenciais

Ano 4 • Nº 37 • 26 de outubro de 2016

Na Coluna Educação Superior Comentada desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, fala sobre nova portaria que permite às instituições de ensino superior, que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido, a possibilidade de oferecer em seus cursos de graduação presenciais disciplinas na modalidade de educação a distância

Educação Superior Comentada | A figura dos "cursos híbridos"

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, comenta sobre o crescimento dos chamados "cursos híbridos". Segundo o especialista, embora o marco regulatório para a educação superior não contemple a figura do “curso híbrido”, prevendo, exclusivamente, as modalidades de educação presencial ou a distância, a utilização dessa expressão, conquanto inadequada, por capaz de facilmente induzir a erro os consumidores, não configura ilegalidade