A transformação digital na educação superior foi o assunto escolhido para encerrar o ano de 2019 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O tema foi debatido em seminário especial realizado nesta terça-feira (03/12), na sede da Associação, em Brasília/DF.
Na ocasião, o gerente de negócios para Setor Público e Educação da Microsoft Brasil, Daniel Maia, apresentou um conjunto de soluções tecnológicas que podem ser implementadas em sala de aula para reduzir a evasão escolar e aumentar o aproveitamento das matérias, com o uso de tecnologias que permitem ao professor avaliar as habilidades cognitivas dos alunos em tempo real. Maia contou ainda que a Microsoft pretende formar 25 mil profissionais em Inteligência Artificial no Brasil.
Em seguida, Hebert Mota, especialista em Marketing de Entretenimento, falou das oportunidades da indústria do entretenimento para o setor de educação. “O caminho do entretenimento no Brasil é um espaço gigantesco de oportunidades. São mais de 200 milhões de pessoas consumindo diversos produtos em diferentes mídias e plataformas. O Brasil não é mais somente o país do futebol”, afirmou Mota.
Com mais de 20 anos de experiência na área, Mota acredita que o segredo para o sucesso está na maneira como as empresas comunicam e conectam seus projetos e objetivos com o mercado e as mídias.
Retrospectiva 2019
O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, fez uma breve retrospectiva pontuando as conquistas e inovações implantadas em 2019 pela Associação e destacou os desafios e oportunidades do setor para 2020.
À frente da entidade desde maio deste ano, Niskier ressaltou que, para além das ações de representatividade do setor no campo político e governamental, o desafio agora é a preparação para a ABMES 4.0, com a implementação dos chamados cinco I’s: Influência; Informação; Internacionalização; Inovação e Integração.
“Iniciamos um movimento de preparação para os desafios do futuro. São várias frentes de atuação. No campo da inovação, por exemplo, nos tornamos parceiros do projeto AcademIA, da Microsoft, voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado e começamos a estruturar um laboratório de inovação e criatividade em nossa sede, o LInC Lab”, explicou.
Cooperação Internacional
O seminário contou ainda com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a ABMES e a Full Sail University, localizada na Flórida (EUA). Celso Niskier e Débora Guerra, vice-presidente da ABMES, assinaram o documento juntamente com a diretora do International Experience Center da Full Sail University no Brasil, Carol Olival. O objetivo é iniciar uma colaboração entre a universidade e todas as instituições associadas à ABMES, com foco em educação para habilidades e carreiras do futuro.