Detalhe

ABMES monitora impactos do coronavírus na rede de educação superior

16/03/2020 | Por: ABMES | 5190
Foto: ABMES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vem monitorando diariamente o panorama de funcionamento das instituições de educação superior diante dos desdobramentos do coronavírus no Brasil (COVID – 19).

Embora ainda não tenha havido orientação oficial de interrupção das atividades letivas no país por parte do Ministério da Educação, em muitos estados a medida já vem sendo adotada, seja por decisão das próprias instituições ou em atendimento a determinações dos governos locais, como no Distrito Federal, Rondônia e Goiás, onde a suspensão das aulas foi definida por meio de Decreto.

Até o final da tarde desta segunda-feira (16/03), diversas instituições de educação superior privadas de 15 estados e do Distrito Federal (BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, PE, PI, RJ, RS, RO, SC, SP e TO) já haviam anunciado a suspensão das aulas por até 30 dias. No âmbito das unidades públicas, instituições de 17 estados e o Distrito Federal também já anunciaram a suspensão das aulas. (Clique aqui e confira a tabela)

A fim de reduzir o impacto no calendário anual, o Conselho Nacional de Educação (CNE) admitiu a possibilidade de utilização de “meios alternativos para suprir o processo de ensino e aprendizagem”. As instituições podem fazer uso da modalidade EAD na organização pedagógica dos cursos para que a continuidade das atividades letivas não seja prejudicada.

A ABMES está à disposição das IES para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto. Novas orientações serão enviadas de acordo com os desdobramentos da situação.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Vídeos

Coronavírus: entenda como funcionará a antecipação de colação de grau

Saiba mais sobre a Portaria MEC nº 374, publicada nesta segunda-feira (6/4), que dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

Edital de chamamento "O Brasil conta comigo"

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (1º de abril) o Edital de chamamento para participação na ação estratégica “O Brasil conta comigo”. Confira neste vídeo da ABMES os principais pontos do texto

Estudantes poderão escolher prova digital

Matéria exibida no Jornal SBT Brasília

Programa DF no ar - 25/03/2020

Em participação ao vivo no jornal DF no ar, da Rede Record Brasília, na quarta-feira (25/03), o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, fala sobre a situação das instituições de educação superior diante da pandemia do novo coronavírus

Medidas trabalhistas para enfrentamento dos efeitos do coronavírus

A assessoria jurídica da ABMES explica algumas das medidas tomadas pelo Governo Federal sobre as relações trabalhistas (Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020) que geram impacto nas instituições de educação superior

Buscando a calma diante da pandemia

Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, dá dicas práticas para os educadores brasileiros de como manter a saúde física e mental diante da pandemia do coronavírus.

Links:
Artigo no blog da ABMES: https://bit.ly/2UdJHTN
90 livros clássicos em língua portuguesa para download gratuito: https://bit.ly/2UA5qnA
15 sites para baixar livros gratuitamente: https://bit.ly/3dq1tuw
Instituito Êxito de Empreendedorismo: https://bit.ly/3agsI8L

MEC reedita regras para aulas em meios digitais durante o coronavírus

O MEC publicou nesta quinta-feira (19/03) a Portaria nº 345, que altera alguns pontos das orientações dadas anteriormente para a substituição de aulas presenciais diante da pandemia do coronavírus (COVID-19). Foi retirada a menção feita a uma possível limitação para aplicação de aulas a distância e foi esclarecido um ponto essencial para as instituições que ofertam cursos de Medicina

MEC atende solicitação da ABMES e define regras para aulas em meios digitais durante o coronavírus

Atendendo à solicitação feita pela ABMES para que fosse publicado um ato normativo que respalde as instituições de educação superior diante da pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação

Coronavírus: orientações às instituições de ensino

Em mais um vídeo, a ABMES responde dúvidas das instituições de educação superior de como agir diante da pandemia do coronavírus

Impactos do Coronavírus na relação com os colaboradores das IES

A ABMES esclarece pontos sobre o que fazer nos casos de isolamento; importância da Cipa e a implementação do home office Tem mais dúvidas? Deixe nos comentários que responderemos em um próximo vídeo!

Impactos do Coronavírus na rotina das instituições de educação superior

Diante do avanço global do novo Coronavírus (COVID-19), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) esclarece alguns pontos importantes a respeito dos impactos do novo vírus na rotina das instituições de educação superior

Legislação

PORTARIA MEC Nº 383, DE 09 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


RESOLUÇÃO COFEN Nº 637, DE 06 DE ABRIL DE 2020

Autoriza, em caráter excepcional, "ad referendum" do Plenário do Cofen, em virtude da situação gerada pela pandemia da COVID-19, os Conselhos Regionais de Enfermagem a concederem inscrição profissional aos egressos de cursos de enfermagem, de qualquer nível de formação, sem que tenham colado grau, mediante apresentação de declaração de conclusão de curso emitida pela respectiva instituição de ensino, e dá outras providências.


DECRETO Nº 10.312, DE 04 DE ABRIL DE 2020

Amplia, temporariamente, o escopo de multiprogramação com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial, em razão da pandemia da covid-19.


INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.932, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Prorroga o prazo da apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições)


DECRETO Nº 10.311, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Institui o Conselho de Solidariedade para Combate à Covid-19 e aos seus Efeitos Sociais e Econômicos.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 944, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos.


PORTARIA MEC Nº 374, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


PORTARIA MEC Nº 376, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


RESOLUÇÃO CGSN Nº 154, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre a prorrogação de prazos de pagamento de tributos no âmbito do Simples Nacional, em razão da pandemia da Covid-19.


RESOLUÇÃO COFEN Nº 636, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre a participação dos profissionais de enfermagem, inscritos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, na Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), instituída pelo Ministério da Saúde, e dá outras providências.


PORTARIA ME Nº 139, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Prorroga o prazo para o recolhimento de tributos federais, na situação que especifica em decorrência da pandemia relacionada ao Coronavírus.


RETIFICAÇÃO DECRETO Nº 10.311, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Institui o Conselho de Solidariedade para Combate àCovid-19e aos seus Efeitos Sociais e Econômicos.


PORTARIA CFP Nº 19, DE 02 DE ABRIL DE 2020

Prorroga o prazo das medidas administrativas e de prestação de trabalho no modo remoto estabelecidas na Portaria CFP nº 15, de 17 de março de 2020, para prevenir contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934, DE 01 DE ABRIL DE 2020

Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.


RESOLUÇÃO COFFITO Nº 518, DE 01 DE ABRIL DE 2020

Dispõe sobre a realização de Reuniões Plenárias, Diretoria, Comissões e Grupos de Trabalho em ambiente virtual durante o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 936, DE 01 DE ABRIL DE 2020

Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências.


EDITAL MS Nº 4, DE 31 DE MARÇO DE 2020

Operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à COVID-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.


PORTARIA MS Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).


PORTARIA MC Nº 340, DE 30 DE MARÇO DE 2020

Estabelece medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), no âmbito das Comunidades Terapêuticas.


PORTARIA SERES Nº 75, DE 27 DE MARÇO DE 2020

Altera a Portaria nº 208, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece o calendário anual de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios no Sistema e-MEC em 2020, tendo em vista a situação de pandemia do coronavírus - COVID-19.


PORTARIA MS Nº 580, DE 27 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Residentes na área de Saúde", para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).


PORTARIA CFBM Nº 1, DE 27 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre o Cadastro Nacional de Profissional Voluntário do Conselho Federal de Biomedicina – CFBM


RESOLUÇÃO COFEN Nº 634, DE 26 DE MARÇO DE 2020

Autoriza e normatiza, "ad referendum" do Plenário do Cofen, a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios tecnológicos, e dá outras providências.


RESOLUÇÃO CFP Nº 4, DE 26 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19.


DECRETO Nº 10.292, DE 25 DE MARÇO DE 2020

Altera o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.


RESOLUÇÃO COFEN Nº 633, DE 24 DE MARÇO DE 2020

Normatiza, "ad referendum" do Plenário do Cofen, até ulterior decisão, a atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, quer seja na assistência direta e na Central de Regulação das Urgências (CRU).


PORTARIA MS Nº 492, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Institui a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 928, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, e revoga o art. 18 da Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020.


PORTARIA CONJUNTA RFB/PGFN Nº 555, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a prorrogação do prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e Certidões Positivas com Efeitos de Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND), em decorrência da pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19).


RESOLUÇÃO COFEN Nº 631, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Altera, em caráter excepcional, "ad referendum" do Plenário do Cofen, em virtude da situação gerada pela pandemia do COVID-19, os processos administrativos de atendimento ao profissional referentes ao registro de títulos, concessão de inscrição, inscrição remida, suspensão de inscrição, cancelamento e reinscrição, inscrição secundária, substituição e renovação da carteira profissional de identidade e transferência de inscrição, e dá outras providências.


PORTARIA MEC/SE Nº 534, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) a serem adotadas no âmbito do Ministério da Educação, no que se refere aos prestadores de serviços terceirizados.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 356, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus).


DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.


PORTARIA RFB Nº 543, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Estabelece, em caráter temporário, regras para o atendimento presencial nas unidades de atendimento, e suspende o prazo para prática de atos processuais e os procedimentos administrativos que especifica, no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), como medida de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19).


REPUBLICADO DECRETO Nº 10.282, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.


DECRETO Nº 10.282, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.


PORTARIA MEC Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020.


PORTARIA CAPES Nº 36, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes.


PORTARIA CAPES Nº 37, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Altera o calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2020.


PORTARIA COFFITO Nº 151, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a criação do Cadastro Nacional de Profissionais Voluntários (CNPV) para o enfrentamento da crise provocada pela pandemia da COVID-19.


PORTARIA CAPES Nº 35, DE 18 DE MARÇO DE 2020

Declara, expressamente, suspensão temporária do parágrafo único do art. 5º da Portaria nº 16, de 1º de fevereiro de 2011.


PORTARIA PGNF Nº 7.821, DE 18 DE MARÇO DE 2020

Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.


RESOLUÇÃO CGSN Nº 152, DE 18 DE MARÇO DE 2020

Prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional.


PORTARIA ME/PGFN Nº 7.820, DE 18 DE MARÇO DE 2020

Estabelece as condições para transação extraordinária na cobrança da dívida ativa da União, em função dos efeitos do coronavirus (COVID-19) na capacidade de geração de resultado dos devedores inscritos em DAU.


DESPACHO MENSAGEM Nº 93, DE 18 DE MARÇO DE 2020

Com efeito, vivemos sob a égide de pandemia internacional ocasionada pela infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2 (COV I D - 1 9 ), com impactos que transcendem a saúde pública e afetam a economia como um todo e poderão, de acordo com algumas estimativas, levar a uma queda de até dois por cento no Produto Interno Bruto - PIB mundial em 2020.


PORTARIA MEC Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.


EDITAL SESU Nº 22, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Altera o Edital nº 71, de 13 de dezembro de 2019, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, cujo extrato foi publicado na página 72 da Seção 3 do Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2019.


EDITAL SESU Nº 21, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Altera o Edital nº 72, de 20 de dezembro de 2019, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, cujo extrato foi publicado na página 57 da Seção 3 do Diário Oficial da União de 24 de dezembro de 2019.


INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.927, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Altera a Instrução Normativa SRF nº 680, de 2 de outubro de 2006, que disciplina o despacho aduaneiro de importação.


RESOLUÇÃO CAMEX Nº 17, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Concede redução temporária da alíquota do Imposto de Importação ao amparo do artigo 50, alínea d, do Tratado de Montevidéu de 1980, internalizado pelo Decreto Legislativo nº 66, de 16 de novembro de 1981, tendo por objetivo facilitar o combate à pandemia do Corona Vírus / Covid-19.


PORTARIA ME Nº 103, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre medidas relacionadas aos atos de cobrança da dívida ativa da União, incluindo suspensão, prorrogação e diferimento, em decorrência da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde relacionada ao coronavírus (COVID-19), e dá outras providências.


PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 5, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a compulsoriedade das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública previstas na Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020.


PORTARIA CFP Nº 15, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Estabelece medidas administrativas temporárias para prevenir contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).


DECRETO Nº 40.520, DE 14 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. 


EDITAL MS Nº 5, DE 11 DE MARÇO DE 2020

Torna pública a realização de chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil para adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil pelo período de 1 (um) ano.


PORTARIA MEC Nº 329, DE 11 DE MARÇO DE 2020

Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação.


Notícias

Alunos do ensino superior poderão parcelar sem juros parte de próximas 3 mensalidades

6 Minutos: Uma pesquisa realizada pela ABMES mostrou que 41% dos estudantes já acreditam que terão dificuldade em pagar as próximas mensalidades do curso

Aulas online com o mesmo valor da presencial incomodam universitários

Nação Jurídica: De acordo com o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, as faculdades não tiveram redução de custos sem as aulas presenciais

Aulas online com o mesmo valor da presencial incomodam universitários

CNN Brasil: Em entrevista, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, explica que as instituiçõesde ensino não tiveram redução de custos sem as aulas presenciais

MEC reedita normas sobre antecipação de colação de grau

Segue valendo apenas a regra para o cumprimento de 75% por cento da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado

EAD ganha impulso com a suspensão das aulas

O Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que autoriza 'em caráter excepcional' a substituição de aulas presenciais por aulas do modelo educação a distância

MEC regulamenta a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia

Conforme foi adiantado em comunicado da ABMES, o MEC editou as regras para balizamento da dispensa nesta segunda-feira (6/4) por meio da publicação da Portaria nº 374

Governo atende pedido do setor educacional para diferimento da cota patronal

Medida atende pleito do Fórum das Entidades representativa do Ensino Superior Particular,

Governo edita Medida Provisória sobre ano letivo do ensino superior

MP se dirige tanto à educação básica, como à educação superior dispensando em ambos os casos a observância ao mínimo de dias de efetiva trabalho escolar e acadêmico, respectivamente

Publicado o Edital para participação da ação estratégica "O Brasil Conta Comigo"

Texto foi publicado na manhã desta quarta-feira (1º de abril)

Seminário virtual apresenta dados sobre o impacto do coronavírus na educação superior

Durante o evento, será divulgada pesquisa que mostra a percepção dos alunos sobre a pandemia

Setec prorroga prazo para as IES solicitarem autorização para oferta de curso técnico

O prazo para autorização para oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio foi estendido em 30 (trinta) dias contados a partir de 1º de abril

Coronavírus: confira o repositório legal

Listagem das solicitações feitas a órgãos oficiais em razão da pandemia do novo coronavírus

Coronavírus: isolamento e suspensão de aulas impulsionam EAD

Modalidade já vinha crescendo e deve superar cursos presenciais

Por causa do Coronavírus, aulas EAD têm crescimento significativo

Diário de Goiás: Segundo projeção da ABMES, mais alunos se matricularão em cursos da modalidade EAD

Publicada portaria com novos prazos para abertura de processos regulatórios

Medida atende a mais um dos pontos solicitados em ofício do Fórum ao Ministério da Educação

EAD ganha impulso com a suspensão das aulas

Educação a distância exige do aluno disciplina e foco

Ensino à distância ganha impulso com a suspensão das aulas

Devido ao coronavírus, o Ministério da Educação autorizou “em caráter excepcional” a substituição de aulas presenciais por aulas do modelo EAD em cursos que estavam em andamento

MEC altera prazos para abertura de processos regulatórios em 2020

O MEC informou a prorrogação dos prazos previstos para o calendário de abertura de processos regulatórios ano de 2020

Artigo: Aulas remotas ou EAD?

Estadão: Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a solução encontrada pelas IES para continuar as aulas em meio à pandemia do novo coronavírus

Nota Técnica Senacon sobre mensalidades escolares

Secretaria recomenda que consumidores evitem o pedido de desconto de mensalidades escolares devido à pandemia

Secretaria orienta consumidores a não cancelar serviços com instituições educacionais

Nota técnica da Secretaria Nacional do Consumidor foi divulgada nesta quinta (26). Aulas em diversos estados do país estão suspensas devido ao avanço do coronavírus.

Ministério da Saúde cria ação estratégica voltada aos alunos dos cursos da área de saúde para o enfrentamento ao coronavírus

Iniciativa valerá durante o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus

Sem aulas presenciais, alunos querem mensalidade menor em universidades

Folha de S.Paulo: A ABMES comenta sobre o modelo que está sendo implantado por meio de aulas remotas

Posicionamento ABMES sobre aulas remotas

Esclarecimento sobre a atuação das IES diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater o novo coronavírus

Órgãos prorrogam prazo de validade de CND, estabelecem regras temporárias de atendimento e suspendem prazos processuais

Norma é de suma importância para o setor educacional, pois garante a comprovação da regularidade fiscal das instituições em procedimentos administrativos perante o MEC e entidades gestoras dos pagamentos decorrentes do Fies

Revogado trecho de MP que previa suspensão de contratos de trabalho por 4 meses

Alternativa, portanto, não mais poderá ser como adotada medida trabalhista para enfrentamento da situação

Governo edita MP com medidas trabalhistas para enfrentamento dos efeitos econômicos diante do coronavírus

ABMES preparou um apanhado dos temas tratados na MP e a repercussão para as instituições de educação superior

Instituições de ensino superior migram para ensino a distância

Esta foi a opção encontrada para que os alunos continuem assistindo às aulas enquanto os locais estiverem fechados para conter o coronavírus

Instituições de ensino superior migram para ensino a distância

Agência Brasil: O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, orienta as instituições a utilizarem a modalidade a distância

Universidades e escolas: autoridades devem avaliar os riscos locais, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde ainda não recomenda, em todo o país, a suspensão de atividades nas instituições de ensino do país por conta da pandemia do novo coronavírus

Número de casos de coronavírus sobe para 234 no Brasil

O Popular: A ABMES recomendou a suspensão das atividades e pede para que estratégias, como a modalidade a distância, sejam consideradas

Suspensão de aulas, em Pernambuco, não está prevista, por enquanto, por causa do coronavírus

O Popular: A ABMES orienta as instituições à adotarem medidas como a conscientização da comunidade acadêmica

Reitor da UFBA recomenda suspensão de aulas por causa do coronavírus

Instituições de 17 estados já suspenderam aulas

850 milhões sem aula, diz Unesco

O Globo: A ABMES identificou que já há interrupção de aulas nessas instituições em todos os estados do país

Reitor da UFBA recomenda suspensão de aulas por causa do coronavírus

Folha de S.Paulo: Levantamento da ABMES indica que faculdades e universidades privadas de 17 estados e do Distrito Federal já suspenderam as aulas

Prevenção: MEC libera ensino a distância por 30 dias

O Tempo: Levantamento da ABMES encontrou ao menos 17 Estados que estão com aulas paralisadas

Covid-19: MEC libera ensino a distância na educação básica por 30 dias

A liberação da modalidade para todas as etapas da educação básica tem caráter excepcional e valerá apenas enquanto durar a situação de emergência de saúde

MEC libera ensino a distância por 30 dias

O levantamento realizado pela ABMES mostra que, pelo menos 17 estados têm aulas paralisadas

Inep suspende prazo para envio de relatório da CPA

O novo prazo será definido após o retorno das atividades presenciais nas instituições de todo o país

MEC reedita regras para aulas em meios digitais durante o coronavírus

Nova portaria esclareceu um ponto essencial para as instituições que ofertam cursos de Medicina

Por meio de decretos, governadores de todos os estados e do DF suspendem aulas presenciais nas IES

As aulas presenciais nas instituições de educação superior de todo o país foram suspensas

Fórum apresenta medidas para mitigar consequências do coronavírus na educação

Documento enviado ao Ministério da Economia sugere o adiamento dos encargos previdenciários

Universidades de todo o mundo adotam aulas on-line durante a pandemia

Correio Braziliense: Monitorando a situação, a ABMES revela que faculdades de todos os estados e do DF registram interrupção de aulas presenciais

SP libera EAD no ensino fundamental e médio durante quarentena

Folha de S.Paulo: A portaria do MEC atendeu solicitação da ABMES

Coronavírus: MEC regulamenta aulas à distância para o ensino superior por 30 dias

O Globo: Um balanço feito pela ABMES identificou que já há interrupção de aulas nessas instituições em todos os estados do país devido ao novo coronavírus

Comunicado MEC sobre a Portaria nº 343/2020

Orientações do MEC sobre ofícios para informar a opção que será adotada como medida de prevenção ao coronavírus

Inep cancela visitas in loco dos meses de março e abril de 2020

medida atende a um dos pontos solicitados em ofício enviado pela ABMES ao Ministério da Educação

Coronavírus interrompe atividades em instituições de 17 estados e no DF

Correio Braziliense: Segundo levantamento da ABMES, instituições de ensino de 17 estados e do Distrito Federal suspenderam das atividades letivas

Coronavírus: instituições de todos os estados estão sem aulas

A interrupção das atividades é um esforço coletivo das entidades para tentar barrar a proliferação do vírus

Escolas e universidades se preparam para atraso nas aulas e buscam alternativas para driblar a crise da Covid-19

Extra: Em entrevista, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre o usa da EAD nas instituições de ensino particulares

MEC atende solicitação da ABMES e define regras para aulas em meios digitais durante o coronavírus

Portaria nº 343 dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação

Reposição poderá ser feita no ano que vem, diz Conselho Nacional de Educação

Ofício do CNE ressalta que, no caso das instituições de ensino superior, uma portaria publicada pelo MEC passou a permitir que até 40% da carga pode ser ministrada a distância

Reitores sugerem suspensão de aula por 14 dias em instituições com casos de coronavírus

O Globo: ABMES, a orienta as universidades particulares utilizarem a modalidade EAD

MEC libera ensino a distância por 30 dias

Diário Regional: O levantamento feito pela ABMES mostra quais são os estados que estão com as aulas suspensas

MEC libera ensino a distância por 30 dias

Estado de Minas: Levantamento feito pela ABMES, mostra os estados que paralisaram as atividades educacionais

MEC libera ensino a distância por 30 dias

UOL: O levantamento feito pela ABMES mostrou que pelo menos 17 estados já estão com as aulas paralisadas

MEC libera ensino a distância por 30 dias

IstoÉ: Segundo levantamento realizado pela ABMES, ao menos 17 Estados que estão com aulas paralisadas

Coronavírus: instituições de 17 estados e no DF estão sem aulas

Metrópoles: Em levantamento feito pela ABMES, as instituições de ensino superior particular já atuam com a EAD

Coronavírus: atualização sobre interrupções de aulas presenciais

ABMES segue monitorando e informando diariamente as IES brasileiras

Comitê de emergência do MEC define primeiras ações contra o coronavírus

O MEC criou um sistema online que permite a integração de dados sobre o coronavírus

Coronavírus: ABMES adota sistema home office para seus colaboradores

Os setores seguem funcionando remotamente para dar continuidade aos relevantes serviços prestados aos associados, à comunidade acadêmica em geral e à imprensa

Coronavírus: CNE responde consulta da ABMES sobre orientações às IES

Resposta do CNE à consulta realizada pela ABMES a respeito da aplicabilidade de orientações às IES em virtude da pandemia do COVID-19 e suas implicações no calendário acadêmico

Orientações ao setor particular de educação superior sobre prevenção ao Coronavírus

Novas orientações serão enviadas de acordo com os desdobramentos da situação

#ABMESINFORMA

12/03/2020

Orientações ao setor particular de educação superior sobre prevenção ao Coronavírus

Embora a incidência da doença ainda seja baixa nacionalmente, recomendamos a implementação de um plano de contingenciamento para possíveis impactos nas atividades econômicas do país