Na última terça-feira (18/7), 11 educadores brasileiros receberam o certificado internacional do curso “Como criar um gabinete de empreendedorismo?”, realizado pela MetaRedX Universia, em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal), e com o apoio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do Instituto Pedro Nuno. O curso foi realizado de 23 de maio a 26 de junho de 2023.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada virtualmente e contou com a participação de Celso Niskier, diretor presidente da ABMES e presidente da MetaRedX Brasil; do secretário executivo da MetaRed X Brasil, Max Damas; da analista de projetos do MetaRed X global, Esperanza Lisón; e de Gabriela Fernandes, professora de Engenharia da Universidade de Coimbra.
Os educadores brasileiros participantes do curso agradeceram a oportunidade e afirmaram que, durantes os encontros, o tema foi abordado com muita propriedade e de forma dinâmica, contribuindo para a formação e capacitação dos membros e professores dos núcleos de empreendedorismo das instituições de educação superior (IES) do Brasil. Ressaltaram, ainda, que houve uma rica troca de experiências entre Brasil e Portugal.
Esta foi a primeira edição realizada em português do curso “Como criar um gabinete de empreendedorismo?”. A iniciativa contou com 29 participantes de Portugal e do Brasil. Foi o primeiro passo em direção à construção da maior Rede de Empreendedorismo Universitário para as Universidades, pelas Universidades e com as Universidades.
MetaRedX Brasil - empreendedorismo
A MetaRedX Brasil – empreendedorismo é uma rede colaborativa que reúne instituições de educação superior (IES) da América Latina, bem como de Portugal e da Espanha, voltada para o desenvolvimento do espírito empreendedor universitário.
No Brasil a iniciativa é promovida pela Universia e Santander Universidades, com o apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo. O objetivo é fortalecer unidades de empreendedorismo nas IES como veículo para a colaboração na criação de startups em comunidades universitárias, por meio de partilha de ferramentas, metodologias e boas práticas, traduzindo-se numa melhor interação entre os diferentes elementos do ecossistema de empreendedorismo ao nível local, regional, nacional e internacional.