A pauta da internacionalização das instituições de educação superior brasileiras entrou efetivamente na agenda da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Após o sucesso da 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017 e quando dois termos de cooperação com instituições russas foram assinados, a Associação deu mais um passo no sentido de facilitar o processo de internacionalização dos seus associados.
Desdobramento direto das articulações realizadas durante a viagem à Rússia, a ABMES recebeu hoje (26), em sua sede, delegação da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN). O grupo veio especialmente a Brasília/DF com o objetivo de fortalecer a cooperação com as IES brasileiras nas áreas de ciência, tecnologia e educação, reconhecendo a importância da parceria com base nos princípios de participação voluntária, igualdade, bem comum e reciprocidade. Logo na chegada, o grupo foi recebido pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), Henrique Sartori, representante do governo brasileiro no evento.
Ao abrir a cerimônia, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, apresentou o panorama da educação superior no Brasil, ressaltando a relevância das instituições particulares para o contexto educacional nacional, já que são responsáveis por mais de 75% das matrículas de graduação. “A gente agradece mais uma vez a presença dos colegas russos, desejando uma boa estada no nosso país. Ressalto que temos aqui vários reitores e diretores de instituições brasileiras que vieram dispostos a celebrar convênios de intercambio e outras formas de cooperação”.
O titular da Seres/MEC, Henrique Sartori, chamou atenção para o papel da cooperação internacional entre países que se articulam comercialmente. “O Brasil tem muito a oferecer e oportunidades a prospectar. No que depender da regulação, estaremos apoiando”.
Já a vice-reitora da RUDN, Larissa Efremova, ressaltou a aproximação dos sistemas educacionais russo e brasileiro a partir da visita da delegação da ABMES: “Trabalhei muitos anos no Ministério da Ciência e Educação da Rússia e não me lembro de ter visto uma delegação tão significativa em nosso país”. Ela também afirmou que, embora os sistemas educacionais dos dois países sejam bastante distintos, isso não significa que um seja melhor do que o outro. “Isso diz que cada um dos nossos Estados trilha seu próprio caminho, mas ambos estão preocupados que suas populações tenham educação de qualidade”.
Na sequência, decanos das faculdades de Medicina, Engenharia, Economia e Agronomia da RUDN apresentaram seus programas – em especial os disponibilizados em inglês – e se colocaram à disposição para estreitar o relacionamento e estabelecer convênios nessas áreas com as instituições de educação superior brasileiras.
Reunião na Comissão de Educação
A delegação russa também foi recebida no parlamento brasileiro. Em visita à Câmara dos Deputados, ela se reuniu com o presidente da Comissão de Educação, deputado Caio Narcio (PSDB-MG), que destacou a importância do intercâmbio de informações para alunos, professores e outros profissionais do setor.
"O objetivo é trazer estudantes, professores, tecnologia, alternativas russas para cá, e levar as nossas alternativas na área da educação, com professores, mestrados e pesquisa para a Rússia também. É algo fundamental para o desenvolvimento da educação do nosso país e, acima de tudo, para estabelecer conexão com outros países no mundo globalizado, ampliar horizontes e possibilitar que a gente possa, a partir dessas trocas, evoluir em todos os aspectos", afirmou o parlamentar.
Sobre a RUDN
Criada em 1960 especialmente para o programa internacionalização do governo russo, a RUDN (Peoples´ Friendship University of Russia – Universidade Russa da Amizade dos Povos) é considerada a universidade número 1 da Europa nesse quesito. É uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e a única do mundo que reúne anualmente estudantes de cerca de 150 países.
A universidade integra pesquisa e educação em dezenas de campi que abrangem 7 faculdades, 10 institutos, 156 laboratórios científicos e educacionais e 4 centros universitários de pesquisa e educação. Além disso, a instituição conta com seus 18 programas de bacharelado e mestrado credenciados internacionalmente. Tem como missão unir pelo conhecimento pessoas de diferentes culturas e criar líderes para tornar o mundo melhor. Mais de 100 mil pessoas graduadas pela universidade trabalham em 200 países do mundo.
A RUDN possui várias bolsas de estudo para estudantes internacionais, programas de intercâmbio e muitas outras oportunidades para os associados da ABMES na internacionalização.
Confira alguns depoimentos dos membros da delegação russa:
Vice-reitora da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN University), Larissa Efremova
“Estamos animados com recepção que a ABMES promoveu durante nossa visita. Percebemos o avanço na educação superior particular no Brasil e concordamos que, com o apoio da ABMES, vamos construir uma cooperação concreta com instituições brasileiras. Como contrapartida, também estamos prontos para receber os professores brasileiros com interesse em participar dos nossos eventos científicos.
Estamos impressionados com o que vimos na biblioteca do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Estamos abertos para a comunicação com a instituição. Podemos realizar videoconferências para discutir nossa cooperação específica. Penso que, na primeira etapa, a ABMES nos ajudará, e então estabeleceremos contatos diretos”.
Conselheiro para Assuntos Internacionais da RUDN University, Vladimir Timoshek
“Tivemos uma boa impressão da estrutura do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Vimos uma biblioteca muito espaçosa, que proporciona uma boa qualidade de estudo aos alunos. Desejo aos discentes daqui muito sucesso nos estudos e na carreira profissional”.
Coordenador de Relações Internacionais da RUDN University, Mikhail Nozhevnik
“Foi uma viagem muito produtiva. Recebemos várias impressões interessantes do que vimos e ouvimos. Muito obrigado aos brasileiros pela recepção”.
Diretor da Faculdade de Economia da RUDN, Yuri Moseikin
“Descobrimos uma nova esfera de interação com universidades particulares no Brasil, que ocupam uma parte muito significativa no sistema educacional do país. Para nós, este é um novo campo de atividade. Percebemos que é possível realizar pesquisas conjuntas com universidades privadas e eventos de campo conjuntos, além de trocar experiências, estudantes e professores. Acredito que essa direção se desenvolverá. A visita foi muito interessante, informativa e útil. Com base nisso, vamos desenhar lições, tirar conclusões e fazer planos”.
1º Secretário do Embaixador da Educação e Cultura (Embaixada da Rússia no Brasil), Alexandr Belyaev
“Estamos animados com a realização do acordo alçando pela Universidade Russa da Amizade dos Povos. Os objetivos foram definidos e concretizados”.
Documento: Experience of Cooperation in Telemedicine with Brazil
Data: 26/10/2017
Autor: RUDN
DownloadDocumento: Panorama do sistema educacional brasileiro
Data: 26/10/2017
Autor: Janguiê Diniz
Descrição: Apresentação de Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, sobre a Assinatura de Termo de Cooperação Brasil-Rússia
Documento: Documentos de colaboração internacional entre instituições de educação superior
Data: 25/10/2017
Autor: ABMES
DownloadDocumento: Memorando de Entendimento entre a ABMES e a ANVUZ
Data: 12/09/2017
Autor: ABMES
Descrição: O documento foi assinado durante a 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience
Documento: Memorando de Entendimento entre a ABMES e a UMTE
Data: 12/09/2017
Autor: ABMES
Descrição: O documento foi assinado durante a 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience
The 1st International Delegation of ABMES - Russia Experience, held on 1-10 September 2017, visited Moscow and St. Petersburg with the aim of exchanging experiences and learning the best practices in higher education in that country. The initiative was a part of the project ABMES International and included the cooperation with the Association of Russian higher education institutions (Anvuz), visits to the universities, as well as participation in thematic workshops and tours to the main tourist attractions of these two cities.
A ABMES recebeu a visita de delegação da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN) com o objetivo de firmar termo de cooperação que abre as portas para associados da ABMES desenvolverem projetos de internacionalização com a instituição russa.
A iniciativa é fruto da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience. Confira como foi o encontro no vídeo.
A 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017, visitou as cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país. A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e incluiu visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios aos principais pontos turísticos das duas cidades.
A 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, realizada entre 1º e 10 de setembro de 2017, visitou as cidades de Moscou e São Petersburgo com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em educação superior naquele país. A iniciativa faz parte do programa ABMES Internacional e incluiu visitas à Associação de Ensino Superior da Rússia (Anvuz) e universidades, além da participação em oficinas temáticas e passeios aos principais pontos turísticos das duas cidades.
Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes. A ABMES foi um dos palestrantes do evento
A ABMES incentiva seus associados a participarem e contribuírem com a pesquisa para, principalmente, tornar a educação particular brasileira cada vez mais visível no mundo
Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ
Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES
Artigo publicado no jornal Correio Braziliense no dia 5 de abril de 2018 fala sobre a importância das instituições de educação superior se moldarem ao novo cenário mundial para que o Brasil se equipare, num futuro próximo, aos países desenvolvidos
Ao comemorar 35 anos, ABMES conclui 2017 com ações a favor da Educação Superior particular
Instituições que ofertam curso de Medicina devem manifestar interesse até 08 de fevereiro. O projeto terá três anos de duração
Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo
A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia
A visita foi organizada pela ABMES, e, entre as instituições de ensino superior do Distrito Federal (DF), o UniCEUB foi a escolhida para a visita
A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e conhecida mundialmente por seu vasto programa de internacionalização
O teor do convênio foi discutido no início de setembro, durante visita de delegação brasileira à Rússia, liderada pela ABMES
Com foco na internacionalização, ABMES fecha acordos com instituições para o desenvolvimento da Educação Superior particular brasileira
Foram assinados dois acordos bilaterais e estabelecido prazo para o fechamento de um terceiro, no Brasil, em outubro
Iniciativa envolve o estabelecimento de contatos diretos entre a instituição russa e universidades brasileiras
O primeiro dia do encontro com reitores de universidades privadas dos dois países foi realizado na Universidade Internacional de Moscou
Intenção é viabilizar a dupla diplomação em mestrados feitos em instituições associadas à Associação