Nesta segunda-feira (3/7), a ABMES esteve presente no Conselho Nacional de Educação (CNE), a convite do Conselheiro Aristides Cimadon, e do Relator, Conselheiro Luiz Roberto Liza Curi, para participar do debate a respeito da atualização da Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de dezembro de 2017, que “estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu”.
Na ocasião, a ABMES foi representada por seu Diretor Jurídico, Bruno Coimbra.
A reunião foi iniciada pela apresentação da Presidente da Capes, Mercedes Bustamante, que tratou sobre os Eixos de atuação da Capes, com enfoque na formação de professores para educação básica.
Além disso, foi apresentado pela presidente da Capes o percentual de mestres e doutores no Brasil e a necessidade de desenvolvimento de programas na Amazônia Legal, diante da falta de recursos humanos necessidade de comprometimento com desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Também foi falado sobre o Programa Abdias Nascimento – programa que busca democratizar o acesso e a permanência na educação superior e na pós-graduação tanto em universidades brasileiras quanto do exterior. O público-alvo dos cursos é composto por negros, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades. Bem como foi ressaltada a retomada do programa de pós-doutorado e a necessidade de interiorizar a pós-graduação brasileira.
Por fim, outro ponto tratado, foi o Plano Nacional de Educação (PNE), juntamente com a questão da “desprofissionalização” do magistério da educação básica. A formação de professores para Educação Básica com a descrição de dez iniciativas a partir de 2023 também tiveram destaque na reunião.
A ABMES segue participando ativamente dos debates importantes para a educação superior brasileira.