Na última quinta-feira (6/7), o Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a entidade na reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE), que contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana.
Os três principais itens da pauta foram: a organização da Conferência Nacional de Educação do FNE, que está prevista para janeiro de 2024; o debate sobre o Novo Ensino Médio e a formação de professores.
Novo Ensino Médio e formação de professores
Sobre o Novo Ensino Médio, o grupo debateu o cenário de implementação, colocando em pauta a importância de se verificar o que se quer, o que já foi atingiu e os grandes desafios futuros do processo. Segundo Bruno Coimbra, “existe uma grande preocupação em relação à implementação e o efeito, o que pode demandar correções. O objetivo do grupo é somar as contribuições de todos os participantes para entregarmos uma educação de qualidade para todos”.
“Esse governo se pauta pelo diálogo democrático. 140 mil alunos responderam a consulta que encerramos hoje (6/7). Vamos sistematizar as informações em busca de uma grande convergência. Queremos a melhor educação para o jovem que está no ensino médio, construindo uma grande política nacional de fortalecimento ensino médio”, disse o Ministro Camilo Santana.
Durante a reunião, o Diretor Jurídico da ABMES ressaltou, em nome da Associação, que a entidade está comprometida com a qualidade da educação, principalmente, na formação de professores e o compromisso das instituições de educação superior (IES) no sentido de restabelecer o interesse dos alunos para buscarem a licenciatura e assegurar qualidade ao ensino médio.
Pegando gancho da fala de Bruno Coimbra, o Ministro Camilo Santana ressaltou que os dados revelam o baixo desempenho e a necessidade de se resgatar o interesse dos alunos em fazer licenciatura de qualidade para melhorar o cenário da educação como um todo.
A ABMES segue participando ativamente e informados a todos sobre os principais passos dos Fórum Nacional de Educação em prol da educação brasileira.