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O sonho de um diploma: contra tudo e todos, eles se formaram

25/11/2018 | Por: Gazeta Online | 5486
Foto: Vitor Jubini/Gazeta Online

Concluir o ensino médio e ter a oportunidade de ingressar logo em uma faculdade não é a realidade de todos os jovens. Ao contrário, a maioria adia o sonho, ou de fato nem tem essa perspectiva. Mas, mesmo com muitas adversidades, tem uma turma que se supera e hoje comemora a conquista do tão sonhado diploma.

Pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aponta que 70% dos jovens que terminaram o ensino médio não foram para a faculdade, no ano passado, por dificuldades financeiras. Lorraine Ferreira, 23 anos, sabe bem o que isso significa.

Quando ela concluiu os estudos, em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado, o melhor panorama que tinha era conseguir emprego em uma fábrica de jeans, já que o município é um polo produtor. E assim foi: por um ano trabalhou como costureira e não vislumbrava ter curso superior. Na família, pais e irmão têm ensino fundamental incompleto e só uma irmã também terminou o nível médio.

Mas, por insistência de uma madrinha, resolveu fazer o Enem e foi aprovada para o curso de Educação Física, na Ufes. Ao passar, felicidade e apreensão se misturaram porque Lorraine e sua família não teriam como bancar sua permanência em Vitória.

A mesma madrinha se dispôs a pagar um semestre do aluguel que a jovem dividiria com uma colega. Assim que chegou na Ufes, conheceu a Companhia de Dança Andora, na qual ficou como bolsista durante toda a graduação, e os programas de assistência estudantil.

“É muito raro ver uma pessoa sem condições financeiras na Ufes; não porque não deseje fazer um curso superior, mas por não saber como vai se manter. Depois que soube disso, foi ficando mais fácil, com auxílio para alimentação, moradia, para tirar cópias. Não poderia ficar se não fosse assim”, ressalta Lorraine que, agora, quer fazer mestrado.

Essa é a mesma sensação de Anderson Patrick Ferreira Alves, 25, que já concluiu a licenciatura em História e está terminando o bacharelado no mesmo curso porque pretende se dedicar a pesquisas, além de dar aulas. “Sou o primeiro na minha família a concluir o ensino superior na Ufes, sempre estudei em escola pública e tive acesso por meio do sistema de cotas. Assim que entrei, fui contemplado com auxílio-permanência. Do contrário, seria difícil fazer o curso. Esses programas de inclusão dão oportunidades a quem não as teria de outra forma”, avalia.

Pró-reitora de graduação da Ufes, Zenólia Figueiredo diz que o sistema de cotas na instituição funciona há 10 anos, antes mesmo da vigência da lei, que é de 2012. No princípio, o critério era somente socioeconômico e, a partir da legislação, também foram incluídos os de raça e cor. Metade das vagas é para as cotas, metade para ampla concorrência. Mas Zenólia observa que, mesmo com essa divisão, não se pode dizer que os cotistas estão ficando com as vagas dos demais concorrentes porque a Ufes ampliou a sua oferta.

“A cota também é importante porque, quando se trabalha com política de inclusão, a gente absorve outro perfil de estudantes. E é bom falar: no dia a dia, a gente não vê diferença no desempenho acadêmico”, assegura Zenólia.

ESTRATÉGIA
Para fazer um curso superior, a estratégia de Hérika Mutz Soares, 24, foi diferente. Com dinheiro para pagar apenas a matrícula, escolheu um curso na UVV com uma mensalidade mais acessível e que, em sua avaliação, poderia garantir estágio ou trabalho mais cedo para ter renda que bancasse seus estudos.

E lá foi Herika fazer Ciências Contábeis sem saber como pagaria a primeira mensalidade. Então, foi chamada para trabalhar no DCE, que lhe garantiu desconto de 50% nas prestações e a possibilidade de pagar o valor somente no final do semestre. Quando a situação apertava mais um pouco, na faculdade ou em casa, ela vendia bombons para ajudar nas despesas.

Nos últimos dois anos, a produção de doces, que era ocasional, passou a receber mais dedicação de Herika e também de sua mãe, que estava sem trabalhar. O negócio deu tão certo que, mesmo após formada em Contabilidade, a jovem decidiu manter o Balonê Doces e, numa food bike, vende seus bolos e bombons no Centro de Vitória.

Fiz todo um plano financeiro para a empresa, sou muito mais organizada, consegui comprar um carro à vista. Antes de entrar no curso, estava cheia de dívidas. Hoje tenho crédito e consigo pensar até em investimentos. Embora não esteja na área, fez toda a diferença para minha vida”, ressalta.

INSPIRAÇÃO
No caso do advogado trabalhista Leonardo de Jesus Lima, 29, o desejo de fazer um curso superior era de infância. Filho de uma diarista e de um pedreiro, que à noite também trabalhava como porteiro, ele se encantou pela profissão quando acompanhou o pai em uma obra num escritório de advocacia. “Eu tinha 9, 10 anos. A partir desse convívio, me despertou o interesse pelo Direito”, lembra.

Leonardo admite que não era dos melhores alunos mas, quando finalmente entrou na faculdade, viu que precisaria se esforçar bastante para conseguir se formar e, depois, exercer a profissão. E a dedicação aos estudos não era sua única responsabilidade. Ele sempre precisou trabalhar.

“Fui embalador de supermercado, caixa de farmácia, trabalhei como vendedor de TV por assinatura”, conta o advogado.

Depois, à medida que avançava os períodos, conseguiu estágio com uma boa remuneração em um escritório onde, após a formatura, foi efetivado já com a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a qual conseguiu aprovação ainda na faculdade. Atualmente, tem seu próprio escritório e é o orgulho da família.

“Meus pais se sentem realizados por ver que, com a educação, consegui chegar até aqui e que valeu cada esforço.”

O professor da Ufes Luiz Carlos da Silva, 54, também sabe o valor da educação, não só pela profissão que escolheu, mas pelo rumo que sua vida tomou na juventude. Na idade em que deveria fazer faculdade já havia trabalhado como engraxate e vendedor de laranjas, e ele e sua família não tinham condições de arcar com as despesas de um curso fora.

FRUSTRAÇÃO
A cidade de Rio Piracicaba onde morava, no interior de Minas Gerais, não tinha oferta. Ao mineira, Luiz Carlos sentia-se frustrado porque não poderia ir. Então, decidiu desembarcar em Vitória, onde tinha parentes, na expectativa de estudar na Ufes. Os planos não deram certo e ele precisou se virar sozinho. “Precisei me estruturar primeiro antes de fazer faculdade”, afirma.

Para tanto, um dos trabalhos que realizou foi o de vigilante; foi inclusive concursado do Estado nessa atividade. Então, em 2002, Luiz Carlos se inscreveu no cursinho popular Programa Universidade para Todos (Pupt), e se preparou para o vestibular: foi aprovado em Arquivologia, curso do qual hoje é professor efetivo há 10 anos.

Mas toda àquela sua sede por estudos da juventude não passou: Luiz Carlos fez mestrado e agora está concluindo o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ele, tudo valeu muito a pena. Até as dificuldades do dia a dia de quem morava no alto do Forte São João, chegava em casa à meia-noite, estudava até as 2h e acordava às 4h30 para ir trabalhar como vigilante na Praia da Costa, em Vila Velha.

“Hoje colho os frutos disso. A qualidade de vida da minha família mudou bastante. Às vezes são coisas simples, que nos dão dignidade, como ter um endereço. No Forte, eu não tinha, e dependia de favor. Meus sonhos pequenos foram realizados. O estudo me trouxe conhecimento que faz com que eu possa conseguir ir aonde quiser”, finaliza.

APÓS CÂNCER, JOVEM VIRA MÉDICA
Enquanto muitos jovens têm dificuldades de acesso e permanência na universidade por questões financeiras, outros enfrentam obstáculos ainda mais delicados. É o caso da médica Hayla Lorenzoni Guedes Garcia, 27, que descobriu um câncer em estágio avançado durante o curso.

Hayla estava no final do 8º período quando, no intervalo de um mês, emagreceu 10 quilos. Fora esse sintoma, que na ocasião atribuiu ao fim de um longo namoro, a jovem não sentia mais nada. Ainda assim, fez exames, que não indicaram doença.

“Com o tempo, juntaram outros sintomas. Não queria imaginar o pior; se fosse um paciente meu, já teria associado. Comigo, não.”

Passaram-se cerca de seis meses até que apareceu um tumor na costela. Após tomografia e consultas, o diagnóstico: linfoma de Hodgkin, no estágio 4 - a fase mais avançada. Junto, soube que ficaria careca e não poderia ter filhos. “Bateu desespero!”

No dia seguinte, porém, Hayla decidiu que não se deixaria abater. E contou muito com a família e os amigos. Ninguém deixou de visitála, teve até quem cortou o cabelo junto - outra etapa difícil - antes de Hayla ficar careca. “Ter todo esse suporte me deu forças. Tinha fé que iria melhorar.”

Quase um ano depois, Hayla voltou para a faculdade. Perdeu um semestre letivo, porém ganhou amigos na nova turma. Mas ainda optou por participar da festa de formatura com sua turma original. “Eram minha família, meus anjos da guarda que me acompanharam no processo mais difícil”, revela Hayla, hoje recuperada.


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Áudios

Áudio: Diploma Digital: Uma realidade da faculdade do futuro

Data:04/07/2018

Descrição:

Em entrevista à Rádio CBN Recife, o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, e o diretor executivo, Sólon Caldas, comentam os fatores que colaboram para o crescimento da educação a distância no Brasil. 

A reportagem aborda os resultados da pesquisa "Um ano do Decreto da EAD - O impacto da educação a distância na expansão do ensino superior brasileiro", realizada pela Associação em parceria com a Educa Insights. A participação se dá entre os minutos 12'40'' e 14'54''.

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Vídeos

Novas regras para a expedição e o registro de diplomas

A expedição e o registro de diplomas de graduação ganharam novas regras (estabelecidas na Portaria nº 1.095, de 25 de outubro de 2018). Confira no vídeo as principais alterações e fique atento ao prazo para adequar a sua IES!

Legislação

EDITAL INEP/MEC Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018

Torna pública a realização do Enem 2018 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 12 DE JULHO DE 2018

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Ciências Aeronáuticas, bacharelado, e dá outras providências.


EDITAL SESU/MEC Nº 24, DE 22 DE MARÇO DE 2018

Tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao primeiro semestre de 2018.


DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


PORTARIA NORMATIVA Nº 12, DE 06 DE JULHO DE 2017

Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2017 e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 468, DE 03 DE ABRIL DE 2017

Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 483, DE 14 DE MAIO DE 2015

Altera a Portaria Normativa MEC nº 807, de 18 de junho de 2010, que institui o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. 


PORTARIA INEP Nº 436, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014

Estabelece procedimentos e prazos para a utilização dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em processos seletivos de acesso a vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, e em processos de certificação de conclusão do Ensino Médio realizados pelas Secretarias de Estado da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.


PORTARIA INEP Nº 179, DE 28 DE ABRIL DE 2014

Dispõe sobre o processo de certificação, as competências das Instituições Certificadoras e do INEP e os requisitos necessários à obtenção de certificado de conclusão do Ensino Médio e declaração parcial de proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.


EDITAL ENEM Nº 1, DE 08 DE MAIO DE 2013

Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2013, regido pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010.


PORTARIA INEP Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.


PORTARIA MEC Nº 807, DE 18 DE JUNHO DE 2010

Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem como procedimento de avaliação cujo objetivo é aferir se o participante do Exame, ao final do ensino médio, demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.


LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004

Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras Providências
DOU nº 72, Seção 1, de 15/4/2004


RESOLUÇÃO CFBM Nº 92, DE 14 DE MARÇO DE 2003

Normatiza registro de Diplomas nos CRBM's.
(Diário Oficial, Brasília, 26-03-03 - Seção 1, p. 86.)


PARECER CES/CNE 68, DE 11 DE MARÇO DE 2003

Retroação dos efeitos do reconhecimento de programas de mestrado e doutorado realizados antes da recomendação da CAPES, para fins de expedição e registro de diplomas.


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Jovem Pan: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as mudanças apresentadas pelo novo Fies

Só 18% dos jovens são estudantes universitários, aponta pesquisa

A Tribuna: Em debate realizado no dia 26 de setembro , o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, comenta sobre as novas regras do Fies

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Com custo menor que o de uma faculdade convencional, flexibilidade de horário e a possibilidade de acompanhar as aulas pela internet de qualquer lugar, os cursos de graduação a distância têm procura recorde

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Correio Braziliense: "Os alunos são um público cada vez mais exigente que não aceitará pagar para não ter algo satisfatório", observa Solon Caldas

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MEC divulga hoje a segunda chamada do ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior

MEC anuncia residência em escolas e mudanças no Prouni

Medidas do ministério fazem parte de esforço para melhorar formação de professores

Inep publica edital do Enem; taxa de inscrição será de R$ 82

As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pela internet, no site do Enem

MEC e Inep anunciam mudanças no Enem em função de consulta pública

As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano

Coluna

Educação Superior Comentada | As novas regras para oferta do Fies

Ano 5 - Nº 23 - 26 de julho de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, fala sobre as novas regras estabelecidas pela Medida Provisória n° 785/2017 para oferta do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ele, as modificações demonstram, mais uma vez, a intenção do Ministério da Educação de buscar uma modernização no contexto regulatório existente, numa tentativa de estabelecer regramentos mais claros e eficientes

Educação Superior Comentada | A nova face do Fies

Ano 5 - Nº 27 - 23 de agosto de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, faz uma avaliação das modificações ocorridas na nova regulamentação do Fies e que impactarão diretamente as instituições de ensino. Entre os destaques, ele menciona o crescimento de encargos tanto para as IES quanto para os estudantes

Educação Superior Comentada | A concessão das bolsas acadêmicas e outros benefícios de caráter financeiro

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana explica que havia um entendimento de que uma vez concedida determinada bolsa ou desconto específico ao aluno, não importando a modalidade ou o fundamento para sua concessão, este benefício permaneceria assegurado até a conclusão do curso. Porém, segundo Gustavo Fagundes, consultor jurídico da ABMES, esta compreensão estaria correta nas situações em que se não houvesse a clara regulamentação de cada programa de concessão de bolsa ou desconto. Sendo assim, a concessão é ato de mera liberalidade da mantenedora

Educação Superior Comentada |Atendimento à primeira infância sob o prisma da responsabilidade social

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, fala sobre o marco regulatório para a primeira infância e analisa o tema sob o prisma da responsabilidade social das instituições de educação superior. Segundo o especialista, todas as IES devem dedicar atenção para esta questão e trabalhar a qualificação dos seus egressos para que estejam prontos para lidar com ela. "Tenho convicção que atentando e estudando o tema, toda instituição terão condições de integrar a primeira infância a suas atividades formativas de extensão"

Educação Superior Comentada | A nova regulamentação para expedição e registro de diplomas

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, explica alguns pontos importantes da Portaria nº 1.095/2018, que dispõe sobre a expedição e registro de diplomas de cursos superiores de graduação. O especialista destaca que todas as instituições de educação superior devem estar atentas ao prazo para adequação ao regramento, que é de 180 dias, contado a partir da data de publicação da Portaria