Fundada em 1952, a Beihang University, antiga Beijing University of Aeronautics and Astronautics (BUAA), é uma importante universidade pública de Pequim focada em pesquisa nas áreas de engenharia, tecnologia e ciências.
A instituição possui mais de 30 mil estudantes, dos quais 1.300 são de outros países. Classificada pelo Ministério da Educação da China como “universidade de primeira categoria”, é reconhecida como uma das quatro principais instituições de pesquisa em engenharia de Pequim. Focada em engenharia aeronáutica e astronáutica, a Beihang University atua também em outras áreas como ciências naturais, alta tecnologia, economia, administração, artes, direito, filosofia e línguas estrangeiras.
Nos últimos 67 anos a Beihang University formou mais de 180 mil profissionais, que hoje estão espalhados pelo mundo. Os principais projetistas e engenheiros que comandaram o primeiro voo espacial tripulado da China, a nave Shengzhou-5, são ex-alunos da instituição.
Atualmente, a universidade conta com mais de 30 escolas/faculdades e 2.172 professores em período integral, 83,60% deles possuem doutorado.
Estabelecer uma base científica sólida e uma capacidade inovar para atender às necessidades estratégicas nacionais da China é a prioridade da Beihang University, que é um dos pilares essenciais para a inovação científica e tecnológica da China. A instituição possui um laboratório nacional, nove laboratórios estatais, quatro centros nacionais de engenharia, três centros avançados de inovação para Pequim e mais de 70 laboratórios provinciais.
Os membros da 3ª Delegação ABMES Internacional conhecerão o Laboratório Estatal de Tecnologia e Sistemas de Realidade Virtual (State Key Lab) da universidade, que funciona como uma agência federal do governo chinês. O local possui uma abordagem multidisciplinar que envolve ciência e engenharia da computação, engenharia de controle, engenharia mecânica e engenharia médica.
As principais pesquisas realizadas no laboratório abordam a teoria da modelagem e a metodologia de realidade virtual (VR), o mecanismo de realidade aumentada (AR) e HCI natural, metodologia e tecnologia de realidade virtual baseada na Internet, plataforma de desenvolvimento, ferramentas e sistema de realidade virtual. Além disso, o State Key Lab coordena projetos em parceria com mais de 150 universidades.
Suas tecnologias virtuais estão se expandindo no sentido da iniciativa chamada “Belt and Road”, estratégia de desenvolvimento adotada pelo governo chinês envolvendo desenvolvimento de infraestrutura e investimentos em países da Europa, Ásia e África. Para isso, elas focam em preservação do patrimônio cultural, educação a distância, medicina virtual, educação, bem como simulação de tecnologia espacial e militar.
Além disso, a expansão da instituição tem focado em países da América do Sul. Em novembro de 2018, 18 universidades da China e da América do Sul formaram uma aliança. Essa parceria já resultou na construção do primeiro centro de aprendizado virtual na Colômbia.