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A nova sala de aula

03/06/2019 | Por: SEGS | 340
Foto: Inside Higher

O ensino a distância, ou como é conhecido EAD, é uma realidade inexorável tanto quanto a globalização. Quando anunciaram a chegada da globalização ou mundialização do comércio, alguns estudiosos comentaram que não passava de um simples modismo. Mas, o fenômeno de escala planetária, além de ter chegado para ficar, trouxe consigo a Sociedade do Conhecimento e a Tecnologia da Informação. Com a globalização, o que se viu não foi apenas a mudança de paradigmas, mas a chegada de uma nova era, que poucos percebem ou acompanham chocados o 'tsunami da pós-modernidade'.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) estima que em 2023, as instituições privadas passarão a receber mais alunos para estudar em cursos a distância do que presencialmente. As matrículas em EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017, segundo o pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mas, como explicar essa nova sala de aula?

Juntamente com as redes e mídias virtuais, onde a população mundial cada vez mais interage e se comunica, o ensino a distância já conquistou e se consolidou no planeta. Hoje, cada vez mais essa modalidade vai ganhando terreno em todas as áreas do saber, se tornado ensino 100% virtual ou semipresencial, dependendo da complexidade da área do saber acadêmico.

Negar o EAD ou desacreditá-lo é tentar recusar o óbvio da dinâmica, da velocidade e da complexidade do mundo pós-moderno. Atualmente, todas nossas ações são pautadas nas novas tecnologias, de compras a relacionamentos, são mais de nove horas por dia que o brasileiro gasta conectado na internet, segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Diante deste cenário, não poderíamos esperar que ocorre de forma diferenciada com a educação.

A questão cultural em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, faz dessa modalidade uma ferramenta que aos poucos vai ganhando espaço e confiança da sociedade, já que esses cursos atendem a todos os requisitos do MEC e as avaliações de desempenho dos alunos e qualidade dos cursos são tão boas ou até melhores quanto os cursos presenciais.

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presencial ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola, na área de saúde, e dos Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Anhanguera passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.anhanguera.com

Sobre a Kroton
A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


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Legislação

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre os procedimentos do fluxo dos processos de regulação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD.


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Disciplina os procedimentos para os processos de mudança de local de oferta de cursos superiores, na modalidade presencial, oferecidos por Instituições de Educação Superior (IES) sem autonomia universitária do Sistema Federal de Ensino.


PORTARIA MEC Nº 1.428, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial.


PORTARIA CAPES Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019

Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância.


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