Detalhe

Estudos analisam comportamento dos universitários na pandemia

28/07/2020 | Por: R7 | 8521
Foto: Reprodução/ R7

Estudantes universitários, apesar da pandemia do coronavírus continuam otimistas e devem continuar os estudos no próximo ano, é o que aponta a pesquisa do Pravaler, instituição de financiamento estudantil, divulgada nesta terça-feira (28).

Já a quarta etada da pesquisa da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior) mostra que 3,5 milhões de estudantes podem ficar longe das universidades privadas no próximo ano por conta da mudança de data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"O objetivo da pesquisa da Pravaler era saber a opinião dos alunos com a mudança abrupta para o ensino remoto, quais os anseios e preocupações", explicou Rafael Baddini, sócio-diretor de estratégia de negócio do Pravaler.

Segundo o levantamento, apenas 6% dos estudantes ouvidos não pretendem continuar no próximo ano. 35,75% estão otimistas para o mundo pós pandemia e mesmo diante das dificuldades, pretendem continuar a estudar.

Para a maioria, 75% essa foi a primeira experiência com ensino remoto, 42% sentiram a ausência do professor e do contato com os colegas e 32% reclamaram não ter um local adequado para estudar.

A maioria, 53%, afirmou que a qualidade do ensino caiu e houve uma queda expressiva no tempo dedicado aos estudos — de 8 horas diminuindo para 2 horas semanais. 72% respondeu que prefere aula presencial e  22% aceita modelo híbrido, desde que com uma metodologia mais dinâmica.

Entre os pontos positivos, os estudantes afirmaram que o ensino remoto permite mais tempo para família, flexibilidade do local e de horário, além da redução do valor da mensalidade, muitas instituições deram descontos ou fizeram acordo para reduzir os valor das parcelas.

"O modelo híbrido pode ser um caminho no futuro para atrair mais pessoas para o ensino superior além de melhorar a experiência do ensino remoto ao usar ferramentas mais interativas e suprir a falta do contato humano", avalia Baddini.

Apesar de não ter sido um dos pontos da pesquisa, o executivo destaca que neste período houve um aumento da inadimplência. "Temos buscado soluções de financiamento para auxiliar no pagamento das dívidas e na rematrícula, além de elaborar um plano de expansão para atender mais estudantes em um futuro próximo."

Também foi divulgada nesta terça-feira (28) a quarta etapa da pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: o que os alunos pensam”, da Educa Insights, divulgado pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).

Os dados mostram o impacto do adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na vida dos estudantes. O risco é que 3,5 milhões de jovens fiquem fora do ensino superior privado.

Isso porque o Enem é utilizado por muitas instituições particulares para o desconto na mensalidade ou mesmo a concessão de bolsas de estudo. A nota do exame também é utilizada para programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como mostra a pesquisa, para 76% dos entrevistados, o principal motivo para realização do Enem neste ano é conseguir o melhor desconto possível ou bolsa de estudo. A ABMES informa que 80% dos estudantes só faz a matrícula após a divulgação das notas do Enem.

A Associação teme um apagão no setor no próximo ano. O calendário do Enem precisou ser alterado devido às dificuldades enfrentadas por estudantes neste período de isolamento social. As provas que estavam marcadas para janeiro foram remarcadas para janeiro de 2021.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Jornal da Band | Adiamento do Enem pode prejudicar ingresso no ensino privado

Matéria veiculada pelo Jornal da Band no dia 29 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", apontando que o adiamento do Enem prejudica muita gente que pensava em usar a nota para entrar em uma instituição de educação superior particular. Por isso, algumas IES poderão até reprogramar o ano letivo.

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 4ª onda do estudo

Confira a íntegra do seminário virtual da ABMES "Coronavírus e educação superior: 4ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". Coordenação: Celso Niskier, diretor presidente da ABMES Participação: Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

CNN | Estudo aponta apagão de matrículas em universidades

Matéria veiculada pela CNN Brasil no dia 28 de julho de 2020 traz dados da 4ª fase da pesquisa "Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos", realizada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES

Notícias

Mais do que nunca, EAD

Educação em Revista: Em crescimento antes da pandemia, atividades remotas podem avançar ainda mais durante a retomada da economia

Faculdades oferecem descontos nas mensalidades para evitar a evasão de alunos

Bom Dia Brasil: Pesquisa feita pela ABMES aponta que 39% dos estudantes adiaram o plano de entrar no ensino superior

Estudantes temem atraso na divulgação do resultado do ENEM

SBT Brasil : Com o adiamento da prova para janeiro, a nota só deve sair em março, depois do período de matrícula

O adiamento do Enem poderá tirar mais de 3 milhões de estudantes do ensino superior privado

O Sul: As informações fazem parte da 4ª fase do estudo “Coronavírus e Ensino Superior: o que os alunos pensam”, elaborado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado em parceria com a ABMES

Adiamento do Enem prejudica sonho de 3,5 milhões de alunos no país

Esse é o número de estudantes que devem buscar vaga em universidades privadas, mas precisam de resultado do exame, previsto para março de 2021

Adiamento do Enem pode agravar "apagão" de mão de obra no país, alerta associação

Zero Hora: ABMES indica que mudança nas datas do exame inviabiliza o ingresso de estudantes em universidades privadas no primeiro semestre de 2021

Adiamento do Enem pode criar 'apagão' de novos profissionais qualificados

Mudança na data do exame para janeiro de 2021 poderá provocar uma postergação de matrículas nas faculdades do País

Cresce número de estudantes que adiam planos da graduação para 2021, revela pesquisa

Pesquisa divulgada pela ABMES, nesta terça-feira (28), aponta que o estudante adiou os planos da graduação, em grande parte, para o início de 2021

Para 53% dos universitários qualidade caiu, aponta estudo

R7: Jovens já matriculados no ensino superior devem continuar a estudar, mas aqueles que vão prestar o Enem podem ficar fora do ensino privado

Atraso do Enem afeta 2,5 milhões de alunos

Estudantes usam notas das provas para conseguir descontos e bolsas do ProUni

Adiamento do Enem pode gerar 'apagão' de mão de obra qualificada, diz pesquisa

Uma pesquisa da Educa Insights, divulgada em parceria com a ABMES, aponta que o adiamento do calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode levar a um "apagão" na mão de obra qualificada nos próximos anos

Adiamento do Enem afeta ingresso de alunos em faculdades particulares

Correio Braziliense: Mudança nas datas da prova compromete a entrada de novos alunos no primeiro semestre de 2021, segundo levantamento da ABMES divulgado nesta terça-feira (28)

Atraso no Enem compromete ingresso de 3,5 mi de alunos no ensino privado em 2021

Esse é o volume de estudantes que usam nota do exame, que só será divulgada no fim de março, para buscar bolsa do ProUni e desconto de mensalidade

Mudança nas datas do Enem pode piorar apagão de mão-de-obra nos próximos anos

Pesquisa divulgada pela ABMES e Educa Insights revela que liberação do resultado em março de 2021 compromete ingresso de 76% dos alunos

Inscrições para vestibular em universidades privadas de SC cai 58%

Com redução de renda e dificuldades logísticas, evasão no Brasil inteiro foi 32% maior do que em 2019; 82% dos estudantes alegam dificuldades econômicas

Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento

O número se refere a estudantes que se inscreveram no Enem de olho na nota de desempenho para concorrer a bolsas de estudo. Impacto da pandemia também leva estudantes a adiarem a entrada nas universidades, previstas para o segundo semestre de 2020

Faculdades na Pandemia

Boa Vontade TV: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino