Por muito tempo as universidades atuaram como entidades autônomas, livres de interferências políticas e até mesmo independentes no que diz respeito a fatores sociais e internacionais. Mas os avanços tecnológicos promoveram uma rápida evolução nos sistemas de comunicação e transporte, aproximando pessoas e até mesmo nações. O mundo experimentava então uma globalização que se intensificaria cada dia mais, não deixando de fora o setor educacional.
Hoje, mais do que importante, o conhecimento é primordial não só nas universidades, mas também nas relações políticas e econômicas, exigindo profissionais aptos para atuar em rede, com conhecimento acerca de outros idiomas e com maior sensibilidade e tolerância às diferentes culturas existentes no mundo. Diante desse novo contexto social, as IES abrem suas portas para a internacionalização.
Apesar de ser atual, esse processo de internacionalização das IES não é recente. Há cerca de 30 anos, o Reino Unido já executava um movimento de comercialização de curso superior com a introdução do pagamento de taxas de frequência para estudantes internacionais. Na Europa Continental, por exemplo, o Programa Erasmus (European Region Action Scheme for the Mobility of University Students), criado em 1987, foi um forte impulso para a criação de outros programas de cooperação e de intercâmbio. Em uma segunda fase, o foco passou a ser a cooperação para gerar competição, ou seja, o reforço de capacidades no sentido de um serviço que gerasse receitas próprias para as instituições, aumentando a qualidade e melhorando a imagem das IES.
Já nos últimos anos, a internacionalização tem deixado de ser uma atividade para poucos e vem se tornando um fenômeno de massas, uma tendência geral que ocorre em várias partes do mundo, embora com diferentes ênfases, papéis e posições. Dessa forma, a competição por estudantes internacionais tornou-se mais global, com países como Singapura, Malásia, Taiwan, Coreia do Sul e os Brics atraindo estudantes, ao invés de somente enviá-los. O recrutamento também ficou mais seletivo, focado nos alunos com mais talento.
O aumento expressivo de estudantes fora dos seus países é registro do estudo Education at a Glance 2017, publicado anualmente pela OCDE. No fim dos anos 1970, eram 800 mil universitários em terras estrangeiras; em 2015, esse número chegou a 4,6 milhões. Os países que mais recebem estudantes entre os que participam da OCDE são os EUA (30%), Reino Unido (14%) e Austrália (14%). Já os que mais enviam são China (20%), Índia (7%) e Alemanha (4%). Apesar dos consideráveis avanços, a América Latina ainda apresenta baixos índices de mobilidade acadêmica em comparação com os números mundiais. O estudo da OCDE mostrou que, no ano de análise, os países da América do Sul e do Norte enviaram apenas 265 mil estudantes para o exterior.
Cenário Brasileiro
Em outubro de 2017, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou uma pesquisa intitulada A internacionalização na universidade brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. O estudo apontou que o processo de internacionalização das IES no País não é mais incipiente, apesar de existir uma forte tendência nacional à internacionalização passiva, com baixas taxas de atração de profissionais internacionais. Por outro lado, esse cenário é bem dinâmico, dado que a pesquisa mostra como prioridade das IES a atração de professores estrangeiros.
Apesar do encerramento do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), por meio do qual mais de 101 mil bolsas de estudos no exterior foram concedidas, projetos de colaboração e programas no exterior têm crescido. Se, naquela época, o foco era a graduação, hoje o maior número de bolsas individuais implementadas foi de doutorado sanduíche no exterior, uma tendência estratégica das IES ao focar o intercâmbio docente e os programas de pós-graduação, segundo o estudo da Capes.
O diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, destaca a importância da internacionalização das instituições de Educação Superior brasileiras como uma oportunidade para trocar experiências, gerar novas ideias, discutir problemas, identificar soluções comuns e estabelecer pontes com organizações semelhantes. “Em uma sociedade do conhecimento, essa troca de informações e vivências não só fortalece as instituições para que operem com foco na melhoria dos seus processos e, consequentemente, na qualidade dos serviços ofertados, como também amplia as possibilidades de desenvolvimento dos estudantes que buscam na experiência internacional uma forma de se conectar às tendências e inovações das áreas profissionais nas quais atuarão após a graduação”, destaca ele.
Apesar dos avanços, muito se tem a fazer, principalmente no que diz respeito à ampliação das fronteiras em um momento em que o interesse maior é voltado para a América do Norte e os países europeus.
Em sua segunda edição, o programa ABMES Internacional chega a Israel, uma das nações mais avançadas do sudoeste da Ásia em desenvolvimento econômico e industrial. A missão, que acontecerá de 11 a 21 de outubro de 2018, segue o objetivo de desenvolver a cooperação com associações e universidades de outros países, visando à troca de experiências, organização de conferências internacionais e suporte aos associados da ABMES na busca de novos parceiros, promovendo assim a internacionalização das instituições brasileiras.
Israel tem tradição de excelência acadêmica, com universidades, faculdades e instituições de pesquisa reconhecidas mundialmente. O país conta com 62 instituições de Educação Superior e é líder mundial em ciência e engenharia, com quatro Prêmios Nobel de Química, três Prêmios Turing (Ciência da Computação) e uma Medalha Fields (Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática). Outras áreas, como Arte, Design, Música, Estudos Judaicos e Empreendedorismo também são destaque em Israel, país da região da África e da Ásia Ocidental mais bem colocado no Índice Global de Inovação. Essas características fazem do lugar um campo perfeito de parcerias e troca de experiências para aqueles que participarão dessa missão internacional.
Durante os dez dias de viagem, estão programadas visitas a sete instituições de Ensino Superior em diferentes cidades do país, além da vivência cultural: estão previstas idas a importantes pontos históricos, como a Cidade Velha de Jerusalém, o Mar Morto, o Monte das Bem-Aventuranças, em Cafarnaum, a Basílica da Anunciação, em Nazaré, entre outros. “Com a viagem para Israel, queremos compreender como funciona um dos principais polos de inovação do planeta. Acredito que a realização de delegações internacionais reforce nas instituições a importância do processo de internacionalização, tanto para o desenvolvimento institucional quanto para a comunidade acadêmica. Além disso, a experiência adquirida durante as visitas torna a internacionalização tangível para aquelas instituições que ainda não sabiam como estruturar suas ações nesse sentido”, conclui Diniz.
Documento: Erasmus +|Instruções para preparar um bom projeto (parte 2)
Data: 03/12/2018
Autor: Erasmus +
DownloadDocumento: Erasmus +|Instruções para preparar um bom projeto
Data: 03/12/2018
Autor: Erasmus +
DownloadDocumento: Bolsas de estudo para estudantes internacionais em Israel
Data: 19/11/2018
Autor: ABMES
DownloadData: 19/11/2018
Autor: Dafna Schwartz e Raphael Bar-El
Documento: Targeted Consultancy Services as an Instrument for the development of remote SMEs
Data: 19/11/2018
Autor: Dafna Schwartz e Raphael Bar-El
Documento: Economic growth, inequality and spatial demographic distribution: A Brazilian case
Data: 19/11/2018
Autor: Raphael Bar-El e Dafna Schwartz
Data: 31/10/2018
Autor: ABMES
Documento: Weizmann Institute of Science
Data: 25/10/2018
Autor: Weizmann Institute of Science
DownloadDocumento: The Hebrew University of Jerusalem - Mestrado em Desenvolvimento Internacional
Data: 22/10/2018
Autor: HUJI
DownloadDocumento: Tel Aviv University (TAU) - Cooperação internacional
Data: 17/10/2018
Autor: Tel Aviv University
DownloadDocumento: The Open University of Israel (OUI) - Informações gerais
Data: 17/10/2018
Autor: Open University of Israel
DownloadDocumento: 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience
Data: 13/12/2017
Autor: ABMES
DownloadÁudio: Cooperação da União Europeia - Educação Superior Erasmus +
Data:08/11/2016
Descrição:
Apresentação Erasmus Plus
DownloadThe 2nd ABMES International Delegation - Israel Experience held on 11-21 October 2018, visited Tel Aviv, Jerusalem, Haifa, Nazareth and region with the aim of exchanging experiences and learning the best practices in higher education in that country. The initiative was a part of the project ABMES International and included visits to the universities, as well as participation in thematic workshops and tours to the main tourist attractions of these cities
Do dia 11 a 21 de outubro, 40 pessoas de 17 entidades educacionais do Brasil visitaram as principais universidades israelenses. Os participantes tiveram contato com ideias arrojadas nas mais distintas concepções: desde o processo pedagógico até a produção de novas tecnologias. Confira neste vídeo um resumo das atividades e alguns depoimentos
Confira os últimos momentos da 2ª Delegação ABMES Internacional. Entre outros passeios, os participantes visitaram o Rio Jordão, as ruínas de Cafarnaum e a Basílica da Anunciação
No sexto dia de atividades da 2ª Delegação ABMES Internacional, os participantes visitaram o circuito das principais religiões e nadaram no Mar Morto, ponto mais baixo do mundo. O dia terminou com um jantar de encerramento muito especial
A 2ª Delegação ABMES Internacional visitou a The Hebrew University of Jerusalem, que figura entre as 100 principais universidades do mundo e a primeira entre as universidades israelenses
Confira o quinto episódio da série sobre a viagem da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience. Os participantes conheceram o IDC Herzliya e o Technion - Israel Institute of Technology. Eles também visitaram os jardins do templo Templo Baha’i, o local mais sagrado da fé Baha’i e a principal atração turística da cidade de Haifa
O quarto episódio da série sobre as atividades realizadas pela 2ª Delegação ABMES Internacional conta um pouco sobre as visitas ao Weizmann Institute of Science e à Ben-Gurion University
No primeiro dia de visitas às instituições de educação superior israelenses a 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience conheceu a The Open University of Israel e a Tel Aviv University
Confira como foi o primeiro dia de visitas da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience em Tel Aviv. O foco foi conhecer um pouco da história desta nação empreendedora e inovadora
Após 27 horas de viagem, uma 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel A experiência em Tel Aviv para dez dias de muito aprendizado, troca de conhecimento e abertura de canais para as parcerias que viabilizem a ampliação das áreas internacionais das instituições de educação superior. Confira como foi uma chegada
Investimento previsto é de R$ 4 milhões
O Guia exemplifica ações que levam à internacionalização institucional da pós-graduação stricto sensu
Mais de 25 instituições, 100 mil alunos e 5 mil profissionais da educação já participam da iniciativa
Artigo escrito pela consultora de parceria internacional da ABMES aborda as propostas de internacionalização do projeto apresentado pelo Ministério da Educação
Iniciativa é voltada para quem está preparando um projeto e tem dúvidas ou apenas quer ter certeza de que "está fazendo certo"
Consultor na área de educação e inovação vem ao Brasil especialmente para falar aos membros da Associação em evento de encerramento do ano
As atividades vão ser acordadas de forma individual entre o Instituto Weizmann de Ciências e as instituições
Iniciativa financia projetos e bolsas de estudos projetos de educação, treinamento, juventude e esporte
Israel Bar-Joseph, vice-presidente de Relações Institucionais do instituto, fala sobre a importância da ciência para o desenvolvimento econômico
Instituição visitada pela 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience é referência em pesquisas sobre inteligência artificial e desenvolvimento inclusivo
No terceiro dia de visitas em Israel, a 2ª Delegação ABMES Internacional conheceu dois centros de excelência daquele país: o Interdisciplinary Center Herzliya (IDC) e o Israel Institute of Technology (Technion)
Os interessados têm até 8 de novembro de 2018 para apresentar propostas
Convênio assinado durante a 2ª Delegação ABMES Internacional abre espaço para a formação de professores de ciências preparados para transmitir o conteúdo de forma criativa e estimulante
Ao longo do dia o grupo também visitou a The Open University of Israel, localizada na cidade de Ra'anana, e a Tel Aviv University
Em entrevista , o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, discute sobre a possibilidade de colaboração acadêmica e estrutura de intercâmbio estudantil
Exame: Matéria fala sobre memorandos de entendimento com três importantes universidades de Israel assinados durante a 2ª Delegação ABMES Internacional
Grupo Unis Notícias: Matéria destaca a participação do presidente do Grupo Educacional Unis na 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience
Composto por 40 pessoas de 17 instituições de todas as regiões do Brasil, ao longo de dez dias, o grupo realizará diversas visitas estratégicas agendadas previamente pela Associação
Terra: Em matéria, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, relata sobre as principais visitas em Tel Aviv da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience
Estadão: Em artigo, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, comenta sobre viagem a Israel com a 2ª Delegação ABMES Internacional
A instituição receberá os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience
As aplicações terão início no mês de outubro. Os interessados podem se inscrever em até três programas diferentes
Os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience terão a oportunidade de se reunir com alguns diretores da instituição
O "Information Transparency Tool" tem como objetivo analisar o nível de transparência e qualidade das informações de IES do mundo todo, associados ABMES têm participação gratuita
Em outubro, os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience terão a oportunidade de conhecer a instituição, que foi a primeira universidade do país e conta hoje em mais de 23 mil alunos
A instituição receberá a delegação brasileira da ABMES para falar sobre projetos sociais e conexões com a indústria
É um dos programas mais importantes que existe para alunos que saem do Ensino Médio
O local, uma das principais instituições de pesquisa multidisciplinar do mundo, será visitado pelos integrantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience
Esta iniciativa tem o intuito de levar ao empresariado brasileiro conhecimento em relação a temas específicos e determinantes para a competitividade da indústria
Interessados podem participar presencialmente, mediante inscrição prévia, ou acompanhar ao vivo pelo Facebook da instituição
A instituição será a primeira a receber os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional. Apesar de ser uma instituição de educação a distância, a OUI possui 60 centros de estudos localizados em todo o território de Israel
A Tel Aviv University será uma das IES que receberão os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience, que acontecerá de 11 a 21 de outubro de 2018
Adotado por 62 votos contra 55, o texto estipula, entre outras coisas, que o hebraico se torna a única língua oficial de Israel
O convite é resultado do intenso trabalho realizado pelo programa ABMES Internacional em busca de parcerias que promovam a educação superior particular brasileira em todo o mundo
Representando a Associação, a consultora de parceria internacional visitou em 21 de junho uma das mais reconhecidas universidades particulares da França, a Universidade Católica de Lille
Representando o programa ABMES Internacional, o vice-presidente da Associação e a consulta de parceria internacional estão no país para conhecer e preparar os locais que serão visitados pela 2ª Delegação ABMES Internacional
Instituições que ofertam curso de Medicina devem manifestar interesse até 08 de fevereiro. O projeto terá três anos de duração
Instituições que ofertam curso de Medicina devem manifestar interesse até 08 de fevereiro. O projeto terá três anos de duração
Programa oferece oportunidades de cooperação com instituições de educação superior dos países parceiros
Iniciativa financia projetos e bolsas de estudos projetos de educação, treinamento, juventude e esporte
Iniciativa oferece atividades como seminários, cursos de formação e visitas de estudo