Detalhe

Sobre a internacionalização das universidades

06/04/2018 | Por: Correio Braziliense | 6883

MOZART NEVES RAMOS - Diretor do Instituto Ayrton Senna. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e secretário de Educação de Pernambuco

JOSÉ FERNANDES DE LIMA - Foi reitor da Universidade Federal de Sergipe e secretário de Educação de Sergipe

O ensino superior no Brasil cresceu significativamente nos últimos anos. Contribuíram para esse crescimento, entre outros fatores, a reorganização das diretrizes curriculares para o ensino superior e os investimentos da iniciativa privada. A expectativa é que o país possa cumprir a meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), o que significa ter 33% dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2024. Hoje são 18,1% – além de estarmos muito distantes dessa meta, esse percentual é muito baixo quando comparado ao de países desenvolvidos. Ao lado da necessidade de ampliação das matrículas, destacase também a premência de inovar os procedimentos com vistas ao atendimento das demandas da sociedade.

Entre os desafios que se apresentam, cabe destacar a ampliação da troca de experiências e a aquisição, por parte dos estudantes, de competências e habilidades para um mundo do trabalho cada vez mais dinâmico, em decorrência das descontinuidades tecnológicas cada vez mais frequentes. Uma pesquisa do governo americano mostrou que nenhuma das 10 profissões que mais empregaram em 2009 existia em 2004. Ou seja, estamos formando jovens para profissões que nem sequer ainda existem. É com base nesse cenário que os países desenvolvidos e as empresas de maior poder tecnológico estão procurando atrair os melhores e mais competentes profissionais – os mais habilitados para lidar com esse dinamismo, sejam eles oriundos de qualquer país ou região.

O crescimento do número de empresas transnacionais em todo o mundo vem contribuindo para o aumento dessa procura, sempre na perspectiva de um novo perfil de profissional qualificado para atuar em projetos de âmbito global. Dominar o inglês e ter uma formação multicultural são alguns dos elementos-chave nesse processo de seleção, além de uma formação acadêmica sólida.Esses fatos têm afetado a organização do ensino superior em todos os países, mesmo que de formas diferentes. A maneira como os governos organizam seus sistemas de ensino superior pode nos dizer muito sobre seus objetivos econômicos, sociais e políticos e sobre seus planos para alcançar tais objetivos.

A revolução por que passa o ensino superior no planeta é multifacetada, mas as suas características podem ser agrupadas em quatro grandes eixos: 1) há um crescimento do retorno do investimento em ensino superior quando comparado ao investimento no ensino básico; 2) cada vez mais os governantes passam a considerar o ensino superior como um bem privado, em detrimento de entendêlo como um bem público. Hoje, no Brasil, as matrículas no ensino superior privado representam 75% do total; 3) amplia-se o uso da tecnologia da informação com o objetivo de atingir nova parcela da população, notadamente aquela formada por trabalhadores que desejem voltar a estudar; 4) acentuase o processo de internacionalização e globalização dos sistemas de ensino superior. Atualmente, milhões de estudantes estudam fora de seus países de origem. Foi criado o conceito de universidade de classe mundial com base no modelo das principais universidades americanas. No Brasil, esse incentivo foi iniciado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passaram a estimular a internacionalização dosprogramas de pós-graduação e pesquisa. Os órgãos responsáveis pela regulação e avaliação do ensino superior passaram a adotar como critério avaliativo os números da internacionalização.

Em consequência, muitas universidades ampliaram seus investimentos para o envio de professores e estudantes ao exterior e passaram a organizar sua estrutura para o recebimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros. Não obstante esse processo esteja mais adiantado nas instituições públicas, algumas universidades privadas têm se empenhado significativamente nos seus processos de internacionalização. Nesse particular, cabe destacar, a título de exemplo, os investimentos que vêm sendo feitos pela Universidade Tiradentes, localizada no Nordeste do Brasil, mais precisamente no estado de Sergipe. Após criar o Tiradentes Institute, em Boston, em parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass), nos Estados Unidos, ela começa agora a ser certificada pela Associação das Universidades Europeias (AUE), com vistas ao desenvolvimento de padrões de qualidade semelhantes aos das universidades do continente europeu. Atrair e fidelizar jovens para o ensino superior, num cenário globalizado e cada vez mais competitivo, passa pela internacionalização e pela capacidade de inovar. As instituições de ensino superior precisam se moldar a este novo cenário mundial para que possamos nos equiparar, num futuro próximo, aos países desenvolvidos.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Legislação

PORTARIA CAPES Nº 125, DE 29 DE MAIO DE 2018

Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes, bem como determina os valores dos principais tipos de benefícios a serem disponibilizados para cada modalidade.


EDITAL CAPES Nº 19, DE 25 DE MAIO DE 2018

Torna pública a seleção de propostas de Instituições de Ensino Superior (IES), para a oferta de até 150 (cento e cinquenta) turmas especiais em cursos de Licenciatura, no âmbito do Programa PARFOR.


EDITAL CAPES Nº 18, DE 17 DE MAIO DE 2018

Torna público a segunda edição, de 2018, do Prêmio CAPES/NATURA - Campus de Excelência em Pesquisa.


Notícias

Inscrições do Prêmio ABMES de Jornalismo são prorrogadas até 15 de junho

Com premiação total de R$100 mil, iniciativa irá contemplar melhores reportagens sobre a educação superior publicadas em veículos de comunicação de todo o país

ABMES participa de debate internacional sobre recrutamento de estudantes

O convite para participar do webinar foi resultado do artigo “Student Loans in Brazil: Investment or Expenditure?”. O evento acontecerá na terça-feira (12/6) às 15h (horário brasileiro)

Confira novas atualizações sobre chamadas públicas internacionais

Os detalhes, datas, informações e demais procedimentos sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente no documento "Chamadas Públicas" elaborado pela ABMES

ABMES participa de webinar internacional

A Associação falou sobre as IES brasileiras e o cenário da educação superior particular no Brasil

Pesquisa traça perfil dos gestores brasileiros

Estudo quer investigar o comportamento das lideranças acadêmicas brasileiras na perspectiva da liderança transformacional

Internacionalização em casa - experiência das ABMES no IV Congresso Internacional do Unis

Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes. A ABMES foi um dos palestrantes do evento

IES particulares possuem atuação de destaque no Pacto de Educação em Direitos Humanos

Entre as iniciativas desenvolvidas por essas instituições está o primeiro seminário do projeto no Centro-Oeste. Evento acontecerá em 8 de maio, em Brasília/DF

IAU convida associados ABMES para participar de pesquisa global

A ABMES incentiva seus associados a participarem e contribuírem com a pesquisa para, principalmente, tornar a educação particular brasileira cada vez mais visível no mundo

Resultados e impressões sobre a Faubai 2018

Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ

ABMES divulga oportunidades internacionais na área de educação

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

Financiamento é mais importante do que qualidade na hora de escolher faculdade, revela pesquisa da ABMES

Influência de pais, amigos e das formas de ingresso oferecidas pela instituição também foram mapeadas

Confira as oportunidades internacionais que estão abertas para estudantes e docentes brasileiros

Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

ABMES e universidade russa assinam parceria para cooperação internacional

Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017

Conheça os MOOCs: cursos abertos, online e gratuitos

Conteúdos são diversos e possibilitam o desenvolvimento da carreira, estudos avançados, evolução pessoal e novas habilidades

Estudante de universidade pública custa 89% a mais que aluno Fies

A conclusão é resultado de levantamento realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights

Coluna

Educação Superior Comentada | Processo seletivo para acesso à graduação

Ano 2 • Nº 30 • De 4 a 10 de novembro de 2014

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana analisa as regras para realização de processo seletivo para acesso aos cursos de graduação

Educação Superior Comentada | A necessidade da educação para a cidadania

Ano 3 • Nº 9 • 13 de abril de 2016

Nesta semana, a Coluna Educação Superior Comentada analisa a necessidade da educação para a cidadania

Educação Superior Comentada | A nova face do Fies

Ano 5 - Nº 27 - 23 de agosto de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, faz uma avaliação das modificações ocorridas na nova regulamentação do Fies e que impactarão diretamente as instituições de ensino. Entre os destaques, ele menciona o crescimento de encargos tanto para as IES quanto para os estudantes

Educação Superior Comentada | As principais mudanças trazidas pelos instrumentos de avaliação de cursos de graduação relativamente ao corpo docente

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa as principais mudanças trazidas pelos instrumentos de avaliação de cursos de graduação relativamente ao corpo docente. Segundo o especialista, a principal mudança verificada nos instrumentos de avaliação de cursos de graduação, notadamente para fins de autorização de cursos, foi a adoção de critérios avaliativos que objetivam assegurar o respeito à individualidade das instituições de educação superior