Detalhe

Enem 20 anos: Mais ProUni e Fies

28/10/2018 | Por: Correio da Paraíba | 3642

Além de ser o processo seletivo para o ingresso nas universidades e institutos de educação da rede pública, o Enem também é pré-requisito para aqueles estudantes que pleiteam uma vaga em instituições de ensino superior da rede privada, seja por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na Paraíba, o aumento no número de vagas ofertadas pelo ProUni, por exemplo, acompanhou o crescimento na quantidade de inscritos anualmente no Enem, desde 2006, ano em que o Programa virou lei. Com relação ao Fies, essa modalidade de financiamento, representava, até 2016, 26% do total de matrículas, nos cursos presenciais, nas universidades privadas do País. No Nordeste, este percentual era de 36%. Os dados são da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O advogado Carlos Magno viu nessa modalidade de financiamento a oportunidade para mudar de profissão e realizar o sonho do acesso ao ensino superior. As dificuldades enfrentadas ao longo da graduação em Direito foram muitas, desde a jornada de trabalho de até 15 horas diárias até mesmo a falta de um local adequado para os estudos em casa.

“Eu não tinha uma mesa para estudar. Ai, um belo dia cheguei em casa e vi que minha esposa tinha preparado no quarto um cantinho de estudos pra mim. Muitas vezes pensei em desistir, mas olhava para a minha esposa, minha família, e vi que queria dar uma vida melhor pra eles. No dia que fui receber minha carteira da OAB, fui escolhido o orador da turma, e dediquei meu discurso à minha esposa. Atuo como advogado há quase dois anos e sou apaixonado pela minha profissão”, contou Carlos Magno, que se formou na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Simplicidade para alunos e no processo
O acesso ao Ensino Superior também na rede privada por meio do Enem, no que se refere à concessão de bolsas e facilidades no financiamento estudantil, tem se mostrado uma ferramenta eficiente e democrática de seleção, na opinião do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas.

“Com uma única nota o estudante pode concorrer às vagas ofertadas por diversas instituições de ensino em todo o País, além de ter a possibilidade de se qualificar para as políticas públicas de acesso à graduação (Fies e ProUni). Além disso, trata-se de um instrumento que simplifica tanto a vida do estudante, que não precisa fazer diversas provas para ter acesso à educação superior, quanto à operacionalização do processo seletivo por parte das instituições de educação superior, que têm no Enem um mecanismo confiável de verificação do conhecimento adquirido pelo candidato ao longo do Ensino Médio”, destaca Sólon Caldas.

Ainda sobre as notas do Enem serem aproveitadas em outras formas de ingresso nas instituições privadas, como concessão de bolsas e descontos, o representante da ABMES acredita que essa vantagem também é um elemento motivador para os participantes do Exame. A diretora-geral de uma faculdade privada em João Pessoa, Roberta Pinho, destacou que o Enem facilita a adesão dos candidatos ao processo seletivo da instituição, que oferece bolsas de até 100%, dependendo da nota do participante. “Eles não precisam fazer um novo processo seletivo para ingressar nos cursos. Além disso, nós ofertamos descontos e benefícios para esses alunos que chegam com as notas do Enem. Nossa proposta é que a educação privada seja acessível a todos e, para isso, temos diversas formas de ingresso e benefícios para que os alunos realizem os seus sonhos”, complementou Roberta Pinho.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP/MEC Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018

Torna pública a realização do Enem 2018 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


EDITAL SESU/MEC Nº 24, DE 22 DE MARÇO DE 2018

Tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao primeiro semestre de 2018.


PORTARIA NORMATIVA Nº 12, DE 06 DE JULHO DE 2017

Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2017 e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 468, DE 03 DE ABRIL DE 2017

Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 483, DE 14 DE MAIO DE 2015

Altera a Portaria Normativa MEC nº 807, de 18 de junho de 2010, que institui o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. 


PORTARIA INEP Nº 436, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014

Estabelece procedimentos e prazos para a utilização dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em processos seletivos de acesso a vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, e em processos de certificação de conclusão do Ensino Médio realizados pelas Secretarias de Estado da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.


PORTARIA INEP Nº 179, DE 28 DE ABRIL DE 2014

Dispõe sobre o processo de certificação, as competências das Instituições Certificadoras e do INEP e os requisitos necessários à obtenção de certificado de conclusão do Ensino Médio e declaração parcial de proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.


EDITAL ENEM Nº 1, DE 08 DE MAIO DE 2013

Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2013, regido pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010.


PORTARIA INEP Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.


PORTARIA MEC Nº 807, DE 18 DE JUNHO DE 2010

Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem como procedimento de avaliação cujo objetivo é aferir se o participante do Exame, ao final do ensino médio, demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.


Coluna

Educação Superior Comentada | O projeto de lei que impõe a aplicação de provas e atribuição de frequência a alunos impedidos de comparecer às atividades acadêmicas por motivos religiosos

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o projeto de lei em tramitação no Senado Federal dispondo sobre aplicação de provas e atribuição de frequência a alunos impedidos de comparecer às atividades acadêmicas por motivos religiosos