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Faculdades do futuro: em 5 anos, modalidade de estudo online deve superar educação presencial no Brasil

22/05/2018 | Por: ABMES | 7803
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Após um ano da publicação do Decreto nº 9.057/2017, que estabeleceu o novo marco regulatório da educação a distância (EAD) no país, o cenário do segmento já apresenta evoluções significativas, que podem contribuir para a ampliação do acesso de estudantes à graduação. Estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights mostra que a modalidade cresceu no último ano e desponta como uma das principais escolhas de boa parcela dos estudantes ao optarem por uma faculdade. Seguindo a média das projeções de crescimento, a expectativa é de que no ano de 2023, a EAD supere o formato presencial nos cursos de graduação no país, com mais alunos ingressando e estudando por meio de plataformas online.

O estudo “Um ano do Decreto EAD - O impacto da educação a distância na expansão do ensino superior brasileiro” ouviu, 1.012 homens e mulheres de 18 a 50 anos de idade, de classes A e B, C, D e E, com interesse em cursar uma graduação nos próximos 12 meses ou já matriculados na educação superior nas modalidades EAD ou presencial em todas as regiões brasileiras. “Este primeiro levantamento após o novo marco regulatório da EAD é um importante passo no sentido de aferir como está o processo de desenvolvimento da educação superior no Brasil. E o que pudemos observar com a pesquisa foi que a resistência à modalidade EAD praticamente se desfaz quando o estudante tem conhecimento de que a parte prática do curso é oferecida de modo presencial”, aponta o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz.

De acordo com o Censo da Educação Superior, a diferença entre o número de matrículas em cursos presenciais e EAD tem caído a cada ano, passando, respectivamente, de 80% contra 20%, em 2010, para 67% contra 33% em 2016. Essa aceitação à modalidade online também foi constatada pela pesquisa. Quando perguntado aos entrevistados qual a modalidade de curso de graduação preferida, embora o modelo presencial clássico ainda seja o mais aceito, com 56% da preferência, 44% dos respondentes não fazem questão exclusivamente do modelo presencial.

O que pensam sobre as opções de EAD com aulas práticas
A “semipresencialidade” apresenta uma ótima aceitação entre os entrevistados. Quando mencionado ao grupo de entrevistados que elegem o formato presencial como primeira opção que as aulas práticas podem ser realizadas presencialmente, a aceitação à EAD chega a 93%. “Isso demonstra que boa parte da resistência que ainda notamos em relação à EAD se dá por falta de informação sobre as características da modalidade”, observa Diniz.

Quais as barreiras para alunos que não abrem mão do formato presencial clássico?
O levantamento também buscou saber os motivos pelos quais ainda há um pequeno percentual de estudantes que não troca o modelo presencial pela EAD de forma alguma. Foi observado que a barreira existente está atrelada, na maioria das vezes, à preocupação com a percepção de baixa qualidade e também à dificuldade de adaptação ao novo método. Além disso, para 62% deste público pesa o fato de acreditarem que o curso não oferece suporte para tirar dúvidas na hora e também a dificuldade com plataformas de estudo online (37%).  

Observa-se que a visão que estes estudantes resistentes à EAD ainda têm da baixa qualidade esbarra na realidade do que tem sido apresentado nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo MEC, segundo os quais o desempenho dos estudantes de EAD supera os resultados daqueles que cursaram graduações presenciais.

Quem são os estudantes entrevistados?
O levantamento analisou o perfil dos estudantes que responderam à entrevista observando sexo, idade, classe social, estado civil, além de região e proveniência do Ensino Médio (público ou privado). Também aferiu quais respondentes realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano.

Deste público, averiguou-se que as mulheres estão mais receptivas à EAD. Do grupo que opta exclusivamente pelo formato presencial, 57% são mulheres e 43% são homens. Já no grupo que opta por EAD, a adesão feminina é ainda maior, com 63% do total.

Ainda sobre o grupo que optou pelo EAD, predomina um público de faixa etária mais elevada (38% possui de 31 a 40 anos de idade, e 29% está acima dos 40 anos); a maioria destes estudantes são de classe C (58%) e provenientes de escola pública (75%). Também é predominante a parcela de pessoas que trabalham (83%) e que são casadas (62%). Outro aspecto que chama a atenção é que apenas 23% prestaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tecendo o comparativo com o grupo de entrevistados que não abre mão do formato clássico presencial, observa-se maior presença do público jovem até 24 anos (25%) e menor adesão das pessoas acima dos 40 anos de idade (16%). A diferença entre homens e mulheres é menor (43% e 57%, respectivamente). Na comparação, nota-se um volume menor entre pessoas das classes C, D e E, ao passo que o número de pessoas de classes A e B é maior. Da mesma forma, aumenta no número de estudantes provenientes de escola particular (36%) e a diminui dos que vêm da rede pública (64%).  Também é comparativamente menor o percentual de pessoas que trabalham (76%) e de casados (53%). Além disso, mais pessoas deste grupo prestaram o Enem (38%).

E qual a percepção dos estudantes em relação à oferta da EAD no último ano, após a publicação do Decreto nº 9.057/2017?
O levantamento mostra que houve uma clara percepção de “aumento das opções de oferta” entre potenciais e atuais alunos e em todas as regiões do país. 78% dos entrevistados acreditam que a oferta de cursos EAD aumentou no último ano. A percepção de 20% foi de que se manteve e apenas 2% acha que diminuiu a oferta.

Além disso, os entrevistados acreditam que à medida que a oferta aumenta, os cursos a distância terão qualidade compatível com a dos presenciais, sendo que 62% considera que a qualidade das faculdades EAD ficará igual à das presenciais, 18% pensa que será ainda melhor e apenas 20% acredita que cairá.

Ainda em relação ao crescimento da oferta, a percepção quanto aos preços também varia, sendo que a expectativa de dois terços dos entrevistados é de que os valores das mensalidades tendem a diminuir. Para 66% os preços devem cair, 25% pensa que se manterão, e 9% teme um aumento das mensalidades.


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Descrição:

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PORTARIA INEP Nº 444, DE 30 DE MAIO DE 2018

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PORTARIA INEP Nº 463, DE 30 DE MAIO DE 2018

Dispõe sobre o componente específico da área de Turismo do Enade 2018.


RETIFICAÇÃO PORTARIA MEC Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018

Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018.


PARECER CES-CNE Nº 128, DE 07 DE MARÇO DE 2018

Consulta sobre credenciamento em caráter provisório para oferta de cursos superiores na modalidade a distância.


DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre os procedimentos do fluxo dos processos de regulação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD.


PORTARIA INEP Nº 224, DE 28 DE JUNHO DE 2012

Designar os seguintes docentes para composição da Comissão de Revisão dos Instrumentos de Avaliação Institucional, presencial e EAD, e de Pólo de apoio presencial na Modalidade a Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - SINAES:


PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011

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