Detalhe

Falha no sistema do governo impede aprovados no Fies de irem às aulas

01/04/2019 | Por: Jornal Nacional | 4411
Foto: Divulgação/ Jornal Nacional

Milhares de estudantes aprovados no Fies ainda estão esperando a liberação do financiamento para pagar a faculdade. Por causa de uma falha no sistema de informações do governo, muitos não estão indo à aula e correm o risco de perder o semestre.

Quando o MEC abriu as inscrições para o Fies, no dia 25, as aulas já tinham começado na faculdade escolhida pela Karen Geovana Castro. Ela levou mais 20 dias para conseguir se matricular por causa da burocracia. No fim das contas, perdeu um mês de aula.

E até hoje a Karen não assinou o contrato com a Caixa Econômica para liberar o pagamento da mensalidade. Na faculdade, o nome dela aparece como desistente.

“Eu ainda não sei se vou perder ou não o semestre, se vai dar certo e eu espero que dê porque eu estou perdendo dinheiro indo para a faculdade, comprando almoço, eu estou acordando cedo. Eu tenho que pegar o ônibus as 6h20 e não tem nenhuma certeza se eu vou conseguir estudar ou não”, contou ela.

Alunos de várias cidades do país enviaram vídeos contando história semelhante.

“Eu estou desde o dia 1º de março tentando finalizar o meu contrato com a Caixa e eu não consigo”, disse Elen Alves.

“Quanto tempo mais de aula a gente vai precisa perder até que eles resolvam esse erro? Qual vai ser o prejuízo acadêmico para a gente?”, pergunta Luísa Bastos Lira.

Quando os estudantes chegam para fechar o contrato com a Caixa são informados de que faltam informações no cadastro para finalizar o processo. Nesta segunda-feira (1º), o Ministério da Educação reconheceu o problema. O prazo de inscrição no programa foi estendido até o dia 5 de abril.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que foi identificado um problema sistêmico que tem impedido a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies.

Em 2019 foram liberadas cem mil vagas para o financiamento estudantil a juros zero. Para ter direito ao financiamento, o estudante tem que fazer mais de 450 pontos no Enem, não tirar zero na redação e comprovar renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Sólon Caldas, está orientando as faculdades a aceitarem os alunos enquanto o problema não for resolvido, mas ele admite muitos alunos podem perder o semestre.

“A orientação para as instituições de ensino é para que elas recebam esses alunos sobretudo porque os alunos não têm como resolver o problema técnico. Esses alunos que procuram a instituição de ensino para poder frequentar as aulas estão frequentando as aulas. Os alunos que não estão frequentando as aulas por um motivo qualquer têm duas opções: ou ele vai reprovar o primeiro semestre por conta das faltas, ou ele pode ingressar a partir do segundo semestre, que é a melhor opção”.

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação declarou que o prazo para os estudantes contratarem os financiamentos vai ser prorrogado. O Ministério da Educação não se manifestou sobre a situação de alunos que estão perdendo aulas.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Em entrevista à rádio CBN, diretor executivo da ABMES fala sobre a renegociação do Fies

Data:30/04/2019

Descrição:

O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, falou à rádio CBN sobre o período de renegociação do Fies. Ele comenta que o valor da entrada será um entrave para a negociação 

Download

Vídeos

Entenda mais sobre o Novo Fies

Desde que o Novo Fies entrou em vigor, no começo de 2018, instituições e alunos têm tido várias dúvidas sobre o programa e a ABMES tem se dedicado em respondê-las. Confira neste vídeo produzido pela ABMES TV alguns pontos importantes que mudaram no programa

Legislação

RESOLUÇÃO FNDE Nº 33, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre as regras de regulamentação do Programa de Financiamento Estudantil a partir do segundo semestre de 2020.


RESOLUÇÃO FNDE Nº 34, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre a exigência de obtenção de notas mínimas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participação nos processos seletivos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a partir do primeiro semestre de 2021.


RESOLUÇÃO FNDE Nº 35, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Altera a Resolução nº 2, de 13 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a regulamentação dos aditamentos de renovação, transferência de curso ou de instituição de ensino, de suspensão temporária, de encerramento antecipado e de dilatação do período de utilização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


RESOLUÇÃO FNDE Nº 36, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre a cobrança judicial dos débitos referentes aos financiamentos e encargos concedidos até o 2º semestre de 2017, no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


RESOLUÇÃO FNDE Nº 37, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre o Plano Trienal e o quantitativo de vagas dos contratos de financiamento no âmbito do Fundo de financiamento Estudantil (Fies).


EDITAL SESU Nº 38, DE 28 DE MAIO DE 2019

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao segundo semestre de 2019.


PORTARIA MEE Nº 26, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2019

Fica autorizada a integralização de cotas pela União, em moeda corrente, no Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil - FG-Fies.


EDITAL SESU Nº 5, DE 23 DE JANEIRO DE 2019

Tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao primeiro semestre de 2019.


EDITAL SESU/MEC Nº 1, DE 02 DE JANEIRO DE 2019

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do P-Fies referente ao primeiro semestre de 2019.


EDITAL SESU/MEC Nº 53, DE 06 DE JULHO DE 2018

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao segundo semestre de 2018.


PORTARIA MEC Nº 638, DE 05 DE JULHO DE 2018

Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao segundo semestre de 2018, e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 209, DE 07 DE MARÇO DE 2018

Dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, a partir do primeiro semestre de 2018.


PORTARIA MEC Nº 952, DE 08 DE OUTUBRO DE 2007

Transfere para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a gestão das atividades operacionais relacionadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb) e dá outras providências.
(Diário Oficial, Brasília, 09-10-2007 – Seção1, p.10.)


LEI N° 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001

Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências.


Notícias

Caráter social do Fies precisa ser resgatado, defende Fórum

Sólon Caldas representou o Fórum em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para debater o programa

Isenção de taxas para alunos do Fies e ProUni pode aumentar mensalidades, defende ABMES

Projeto de lei que trata sobre o tema foi debatido nesta segunda-feira (01/10), na Comissão de Educação da Câmara

Coluna

Educação Superior Comentada| A ampliação do prazo para renegociação das dívidas de estudantes com o Fies

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes explica em detalhes os termos e condições para estudantes que desejam renegociar suas dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para o processo termina em 10 de outubro de 2019. O especialista reforça a importância de que as IES também atuem para esclarecer dúvidas dos egressos que estejam em situação de dívida perante o Fies, não deixando a tarefa exclusivamente a cargo do agente financeiro

#CARTAASSOCIADOS